Sintra, Sociedade

Sintra distinguida com galardão QualityCoast

Sintra foi distinguida com o nível Gold Award na categoria QualityCoast pela Green Destinations, programa que certifica e promove destinos turísticos sustentáveis ao nível internacional de acordo com critérios ambientais, socioeconómicos e culturais.

Com mais de 100 critérios e indicadores de sustentabilidade, e uma auditoria independente no local, o nível Gold Award Green Destinations / QualityCoast Award foi atribuído a Sintra, indicando a excelência em todos os campos da gestão sustentável de destinos como a conservação da natureza e do património, gestão de resíduos, energia e clima.

O prémio também é um reconhecimento pelo esforço do destino para sustentar a atratividade turística no futuro. Não apenas aspetos visíveis e tangíveis são medidos, como o património natural, mas também políticas e planos de gestão que levam em conta os princípios do desenvolvimento sustentável.

Para o presidente da autarquia, Basílio Horta, “este prémio também é um reconhecimento pelo esforço do destino, neste caso Sintra, para sustentar a atratividade turística no futuro e trata-se importante parceria entre a autarquia e os agentes turísticos do concelho para a promoção das boas práticas ambientais”.

Como uma das melhorias para o futuro, foi recomendado prestar atenção em desenvolver uma “economia verde” envolvendo mais o setor privado na tomada de medidas de sustentabilidade e promover o reconhecimento das boas práticas ambientais entre os empresários.

Este galardão reconhece as políticas e as medidas implementadas pelos destinos turísticos que contribuam favoravelmente para a sustentabilidade dos seus territórios, bem como a excelência da sua gestão, que passa por aspetos como a conservação da natureza e do património, a gestão de resíduos, a energia e o clima.

Saiba mais AQUI.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.