Palmela, Sociedade

Palmela já investiu mais de 550 mil euros no combate às perdas de água

O Município de Palmela já realizou um investimento global de mais de 550 mil euros no combate às perdas de água, no âmbito da candidatura ao POSEUR – Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos “Gestão e Controlo de Perdas de Água no Concelho de Palmela”, aprovada em 2019.

Com o objetivo de monitorizar os sistemas de abastecimento de água em tempo real para detetar fugas e perdas de água, o Município reforçou o Sistema de Telegestão concelhio; avançou com a remodelação de nós das condutas, o que permitiu gerir os valores de pressão na rede, prevenir roturas e reduzir o número de pessoas afetadas com falta de água em caso de roturas; e implementou o Sistema de Gestão e Controlo de Perdas de Água na Vila de Palmela, com reflexos na redução dos custos de energia e ganhos de faturação.

Das ações concluídas, destacam-se a setorização da rede para se efetuar a medição por zona (foram instalados 18 medidores de caudal); a gestão de pressões para serem otimizadas (foram instaladas 120 válvulas reguladoras de pressão e 32 transmissores de pressão); e a localização e reparação de fugas, com a instalação de 36 Data Loggers e aquisição de um detetor de fugas. Está também em fase de conclusão o upgrade do sistema de telegestão, que vai possibilitar gerir e conhecer os dados referentes aos caudais elevados e distribuídos na rede e valores de pressão registados.

Com 68.879 habitantes e uma área de 466,2 km2, o concelho de Palmela tem uma rede de distribuição de água com quase 620 km. A taxa de cobertura é de 100% nos aglomerados populacionais e de 97% para a generalidade do concelho. O abastecimento de água é assegurado através de 38 captações subterrâneas, 22 instalações de tratamento de água e 27 reservatórios, com uma capacidade total de armazenamento de 27.680 m3.

No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, o Município lançou a Matriz da Água 2022, que apresenta um retrato fiel da água no concelho, dos sistemas de abastecimento e saneamento e do desempenho da Autarquia enquanto entidade gestora. Consulte o documento em www.cm-palmela.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.