Montijo, Sociedade

Parque Municipal do Montijo recebe Sobreiro no primeiro dia de primavera

No âmbito das comemorações da Semana Verde teve lugar a tradicional plantação da árvore homenageada, desta feita, o sobreiro, no dia 21 de março, este ano colocado, no Parque Municipal Carlos Hidalgo Gomes Loureiro.

O ato simbólico contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, acompanhado pelo vereador José Manuel Santos, pelo presidente da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria, pela presidente da freguesia de Sarilhos Grandes, Dinora Caetano e pelo tesoureiro da União de Freguesias da Atalaia e Alto-Estanqueiro Jardia, Tolentino Gomes.

O autarca recordou que há 25 anos se celebra a entrada da primavera com a plantação de uma espécie autóctone. Neste dia o autarca fez questão de enaltecer e agradecer aos serviços autárquicos, em especial, os ligados aos espaços verdes: “Os nossos jardineiros sempre pugnaram por fazerem parte de um dos serviços mais importantes da câmara e, ao longo dos tempos, hoje sob a responsabilidade do encarregado Luís Mendinhos e antes por outros encarregados, que trabalharam nesta área e que deram uma grande projeção ao parque municipal, ex libris da cidade e ao mesmo tempo que íamos alargando a cidade, em outros espaços verdes”.

“Queremos muitos espaços verdes, porque são fundamentais para a nossa saúde, a dos nossos filhos, para a vida dos animais, para a biodiversidade. Por isso contribuimos para uma cidade mais verde e amiga do ambiente”, concluiu o autarca.

Recorde-se que o Montijo tem uma longa história ligada à indústria corticeira. A espécie arbórea encontra-se um pouco por todo o concelho. Na freguesia de Canha encontra-se um sobreiro centenário classificado como árvore de interesse público.

A Semana Verde do Montijo decorre até 25 de março. Durante a semana serão distribuídos gratuitamente 750 sobreiros aos munícipes, diariamente, no período da manhã, na Praça da República (tendo em conta o limite de stock).

Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.