Desporto, Destaque, Grândola

BP Ultimate Baja TT ACP 2022 com partida e chegada em Grândola

A BP Ultimate Baja TT ACP 2022 está de regresso ao litoral alentejano, onde 84 equipas, entre as categorias de automóveis, SSV e motos, competirão para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (CPTT) e do Campeonato Nacional Rally Raid. Uma organização Automóvel Club de Portugal com o apoio da Câmara Municipal de Grândola e Santiago do Cacém.

Num total de 380 km entre a partida e a chegada à vila de Grândola, num percurso de dois dias bastante heterogéneo, que, para além das pistas de areia, inclui estradões de terra desenhados entre vales e serra, as equipas enfrentarão inúmeros desafios competitivos, que requerem alguma perícia por parte dos pilotos. Esta prova é uma aposta na diferenciação da organização face a outras provas do calendário.

A integrar a segunda prova do CPTT está em destaque a participação do vencedor da primeira prova da temporada, o jovem João Ferreira (MINI JCW Rally), mas também para o campeão em título, Tiago Reis (Toyota Hilux). Dois fortes candidatos à vitória, a par de nomes como os de João Ramos (Toyota Hilux) e de Alejandro Martins (MINI JCW Rally) ou mesmo dos brasileiros Cristian e Marcos Baumgart (ambos em Toyota Hilux) ou do espanhol Luis Recuenco (MINI JCW Rally). Uma referência, ainda, para a presença do vencedor da primeira edição da prova e oito vezes campeão nacional de TT, Miguel Barbosa (Toyota Hilux) que regressa à atividade, depois da participação no Dakar. 

Tudo isto numa prova onde marcam presença cinco campeões nacionais de Todo Terreno, já que a Miguel Barbosa, Tiago Reis e João Ramos, se juntam Nuno Matos (Opel Mokka Proto) e Pedro Grancha (Ford MO EXR05 Proto). 

Para além dos “Autos”, a BP Ultimate Baja TT ACP conta também com a participação de equipas nas categorias “SSV” e “Moto”, uma vez que a prova integra o calendário do Campeonato Nacional Rally Raid, promovido pela Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).  Entre os “SSV” são 19 as equipas a marcar presença e que partem apostadas num bom resultado. João Monteiro (CAN AM X3), campeão em 2018 e vencedor das últimas 4 Horas de Fronteira, arranca como favorito, mas Arnaldo Monteiro (CAN AM Maverick) e Pedro Ferreira (CAN AM X3), entre outros, também apontam para a vitória.  

Já na categoria “Moto”, entre as 10 presenças confirmadas, os nomes de Mário Patrão (KTM Rally), Daniel Jordão (Husqvarna FX350 2022) e David Megre (KTM Exc) assumem o favoritismo na conquista do triunfo final.  

As emoções da BP Ultimate Baja TT ACP 2022 iniciam-se a 18 de março (sexta-feira), pelas 18h00, com a Cerimónia Oficial de Partida, em Grândola. A 19 de março (sábado), tem lugar a primeira etapa, com a disputa do Prólogo (7 km) na zona de Santiago do Cacém e o primeiro Setor Seletivo (SS1 – Santiago/Sines/Grândola), ao longo de 110 km, enquanto para domingo está agendada a derradeira etapa competitiva, com a disputa do segundo Setor Seletivo (SS2 – Grândola/Alcácer), ao longo de 160 km.

A prova terá zonas privilegiadas específicas para que o público possa assistir em segurança (11 “Zonas Público”), cujos acessos estão disponíveis em www.bajattacp.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.