Sintra, Sociedade

Sintra torna-se vila refúgio para povo ucraniano

O município de Sintra irá disponibilizar a nova Pousada de Jovens, no centro histórico da vila, para os refugiados da invasão russa à Ucrânia. As empresas do concelho de Sintra estão a criar uma bolsa de emprego para todos que sejam acolhidos em Sintra.

A nova Pousada de Jovens de Sintra será um espaço de esperança, tolerância e integração que irá afirmar os valores que unem os nossos dois povos.

“A Europa, os povos europeus, estão hoje confrontados com o mais complexo e perigoso desafio desde o fim da II Guerra Mundial. A nossa identidade, os nossos valores e os sacrifícios que estamos disponíveis a enfrentar na defesa da liberdade e solidariedade serão testados neste novo tempo”, afirma Basílio Horta.

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, que assinou na passada sexta-feira o Manifesto de Marselha adotado pela 9ª Cimeira Europeia das Regiões e Cidades, anuncia que o município de Sintra ativou o Plano Municipal para o Acolhimento e a Integração de Refugiados, o PAIR/SINTRA.

“A Europa irá atravessar uma crise de refugiados sem precedentes e Sintra, Património Mundial da Humanidade, assume o seu dever e tradição histórica de receber e acolher no coração do centro histórico as mulheres, as crianças e os homens que fogem deste conflito”, anuncia o autarca.

A nova Pousada de Jovens irá receber, dento de dias, cerca de 60 refugiados ucranianos e serão asseguradas todas as condições de segurança e tranquilidade. O equipamento municipal irá garantir um quotidiano de normalidade, possibilitando uma transição para um alojamento definitivo e uma integração na comunidade local.

Através do Conselho Estratégico Empresarial, presidido pelo ex-ministro da Economia António Pires de Lima, está a ser criada uma bolsa de emprego para todos os refugiados que pretendam integrar o mercado de trabalho.

O município irá disponibilizar também o acesso gratuito a toda a atividade cultural e conhecimento do património histórico de Sintra.

Se precisa de Empresa de web design pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.