Saúde, Seixal

Seixal com Via Verde Saúde para utentes sem médico de família

O concelho do Seixal dispõe do serviço Via Verde Saúde, criado pelo ACES Almada-Seixal, com o apoio da autarquia, cuja missão é assegurar a prestação de cuidados de saúde primários aos utentes sem médico de família, residentes nas quatro freguesias do concelho. Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, “existem 30 000 pessoas sem médico de família por responsabilidade do Governo.

A câmara, com este apoio, permite que muitos destes utentes tenham uma resposta de saúde, mas a situação só ficará resolvida com a contratação dos médicos e enfermeiros necessários por parte do Ministério da Saúde”.

A Via Verde Saúde permite o acesso a serviços tais como a consulta de medicina geral e familiar, a consulta de doença aguda, a consulta de saúde infantil e saúde materna, a consulta de planeamento familiar, os rastreios oncológicos, os tratamentos de enfermagem e vacinação e ainda o encaminhamento para consulta domiciliária.

Esta valência está a funcionar desde meados de janeiro num espaço de atendimento destinado a utentes sem equipa de família atribuída, situado no Complexo Municipal de Atletismo Carla Sacramento, em Amora, em instalações construídas pela autarquia do Seixal destinadas a este efeito (antiga Área Dedicada a Doentes Respiratórios – ADR). Trata-se de uma medida de emergência, até o governo atribuir equipas de família a todos os 30 000 utentes do concelho ainda sem médico e enfermeiro de família atribuídos. As consultas são marcadas por telefone, sendo o atendimento feito nos dias úteis entre as 8 e as 20 horas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.