Palmela, Sociedade

Área Metropolitana de Lisboa distinguiu Palmela como o Município do Ano

O Município de Palmela, com a candidatura “Percursos de Vida Saudável – Um projeto de apoio à Idade +”, foi o vencedor da categoria regional Área Metropolitana de Lisboa, nos Prémios Municípios do Ano 2021, promovidos pela Universidade do Minho, através da plataforma UM-CIDADES, para distinguir e disseminar boas práticas autárquicas e colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação das autarquias. Águeda venceu o prémio “Município do Ano” com o projeto “AgitÁgueda Art Festival”.

O Presidente Álvaro Balseiro Amaro esteve presente na cerimónia de entrega de prémios, que decorreu a 2 de dezembro, no Funchal. A organização reconheceu a qualidade da candidatura apresentada, que reflete o trabalho desenvolvido pelo Município de Palmela junto da população idosa, no sentido da promoção de um envelhecimento ativo, com mais saúde e autonomia. A Unidade Móvel de Saúde, o serviço de Teleassistência e o voluntariado são os principais eixos da Estratégia Municipal PRIA – Percursos em Rede para a Inclusão Ativa (cofinanciada pelo Portugal 2020), assente na promoção de políticas de combate ao isolamento, prevenção e promoção de hábitos de vida saudável, através do apoio médico e social de proximidade.

Além dos importantes impactos de natureza social que a implementação prática desta estratégia tem registado junto da população com mais de 55 anos, a disponibilização gratuita destes serviços à comunidade tem impactos financeiros positivos, desde logo, na vertente de prevenção da doença, minimizando custos às famílias, SNS e IPSS, bem como por via da teleassistência, que evita ou atrasa o recurso à institucionalização das pessoas mais vulneráveis, conferindo-lhes mais autonomia e segurança.

Na edição de 2016 dos Prémios Municípios do Ano, Palmela esteve entre os nomeados da AML com o projeto “Academia da Proteção Civil de Palmela” e repetiu em 2017, com a candidatura “Centro Histórico de Palmela – Lugar, História e Futuro”. Em 2019, foi finalista na categoria intermunicipal com o projeto “Território Arrábida – Património Partilhado”, em parceria com Sesimbra e Setúbal.

Se precisa de desenvolvimento de lojas online pode ver a Livetech

O seu filho precisa de ir a um odontopediatria? Pode marcar já a sua contulta na Medway

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *