Mação, Sociedade

Igreja Matriz de Mação celebrou os 430 anos da sua sagração

A Igreja Matriz de Mação, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, fez este domingo, 21 de novembro, os 430 anos da sua sagração.

Para assinalar a data, no final de uma Missa especial, o Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, apresentou aos presentes algo que ficará para o futuro, um folheto concebido e oferecido pela Autarquia à Igreja, a assinalar a data, colmatando a falta de um documento explicativo sobre o templo.

No folheto agora oferecido à Igreja Matriz os visitantes ficam a conhecer vários acontecimentos e particularidades da Igreja de Mação.

A primeira Matriz terá sido edificada na época em que o concelho de Mação se formou, embora atualmente não restem vestígios do templo medieval. A atual Igreja foi edificada nos finais do século XVI, por ordem de Filipe I.

Foi gravada no tímpano do portal principal a data 1597, aludindo certamente ao ano em que foi concluída, mas a Igreja era anterior a esta data havendo registos de situações que referem à Igreja em 1320, 1416, onde é referido um alpendre que hoje não existe, ou 1501 onde é referido um poial interior, inexistente hoje em dia.

Certa é a data da sua sagração, 21 de novembro de 1591, registada no livro de Batismos.

A Igreja Matriz tem um enorme valor arquitetónico, patrimonial material e imaterial. De destacar o conjunto de painéis de azulejos aludem a Santos, a Maria e a Cristo sendo que têm várias particularidades que os tornam únicos.

O folheto está agora disponível na Igreja e na receção dos Paços do Concelho.

Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.