Desporto, Grândola

África do Sul vence Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva realizado em Grândola

O Cine Granadeiro Auditório Municipal foi na passada sexta-feira, dia 19 de novembro, palco de muita emoção. O encerramento do Campeonato de Pesca ficou marcado pela subida ao pódio das duplas e equipas vencedoras no conjunto e todas as duplas participantes.

O 3.◦ Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva teve lugar em Grândola durante a semana de 14 a 19 de novembro. A excelência das praias do concelho foi um dos fatores preponderantes para a realização deste evento de cariz internacional. Foram 8 os países participantes: África do Sul, Alemanha, Espanha, França, Itália, Marrocos, México e Portugal, com um total de 24 duplas (3 por cada país) e 48 pescadores efetivos. O Campeonato integrou 1 treino oficial e 4 provas.

A dupla vencedora do 3.◦ Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva de Duplas foi Cara Cowan e Jacques Malherbe em representação de África do Sul. Em segundo lugar e vencedores da medalha de prata, Manuel Vidal e Damián Hernandez de Espanha, e em terceiro lugar do pódio, a dupla Wimpie Barnard e Sagaren Narainsamy de África do Sul.

Na classificação coletiva do 3.◦ Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva de Duplas, o pódio pertence, no 1.◦ lugar à nação de África do Sul, em 2.◦  lugar ficou a nação de França e no 3.◦  lugar ficou a nação de Espanha. Portugal classificou-se em 4.◦ lugar, tendo a melhor dupla portuguesa, André Dias e Sandro Guerreiro, alcançado o 8.◦ lugar na geral.

O Grupo Coral Vila Morena – Associação Cultural de Cante Alentejano abriu a Cerimónia de Encerramento com uma atuação de cante alentejano. A Vereadora do Pelouro de Desporto, Carina Batista, o Vice-Presidente da Federação Internacional de Pesca Desportiva de Mar, Juan António Barreda e o Presidente da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, Carlos Batista, discursaram nos vários momentos partilhados em palco. Ainda se procedeu à visualização de um video que contemplou os melhores momentos do evento, à entrega de prémios aos vencedores na classificação de duplas e na classificação coletiva e à troca de lembranças entre as diversas entidades presentes no palco, Federação Internacional, Federação Portuguesa, Confederação do Desporto de Portugal, Câmara Municipal de Grândola e Associações Regionais de Pesca Desportiva do Baixo Alentejo e da Região Centro.

O Município de Grândola entregou uma lembrança às duas mulheres presentes no grupo de 48 pescadores, Cara Cowan de África do Sul e Gladys Colmenares do México, valorizando a sua presença numa modalidade desportiva com alguma dureza e de elevado esforço físico, praticada maioritariamente por homens.

Os elementos responsáveis pela marcação dos pesqueiros, fiscalização das 5 competições e realização de outras tarefas de natureza logística, receberam igualmente um reconhecimento por parte da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva, pela qualidade do trabalho desempenhado.

O Município de Grândola congratula-se por ter recebido no concelho mais uma competição internacional de Pesca Desportiva de Mar, reconhecendo a importância do evento na promoção e na valorização do território, bem como, no enriquecimento da prática local de pesca desportiva federada por parte de várias dezenas de pescadores integrados em 5 Clubes Desportivos.

Um agradecimento às Associações locais que colaboraram com o Município na organização das Cerimónias de Abertura e de Encerramento: Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, Agrupamento de Escuteiros 670 e Grupo Coral Vila Morena, as quais contribuíram de forma expressiva para o enriquecimento das Cerimónias e para a divulgação de atividades socioculturais concelhias.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *