Sintra, Sociedade

Rastreios ao VIH/SIDA e Tuberculose em Sintra

A Câmara Municipal de Sintra promove, durante o mês de outubro, rastreios ao VIH/SIDA, hepatites virais, outras Infeções Sexualmente Transmissíveis e Tuberculose, iniciativa integrada no Programa FAST TRACK CITIES a que o município aderiu em 2018.

Em adição aos rastreios para VIH/SIDA e IST em vários locais de Sintra poderá fazer o rastreio à Tuberculose e Patologias Respiratórias numa Unidade Móvel pertencente à ARSLVT, dando continuidade aos ciclos de rastreio dos meses de julho e agosto.

Dotada de equipamento de Radiologia Convencional Digital Direto, esta Unidade Móvel de Rastreio é a mais sofisticada do País, possuindo a melhor tecnologia “de ponta” da Europa. Permite uma maior acuidade e maior rapidez dos diagnósticos, o que permite antecipar o início da terapêutica e a monitorização, bem como reduzir o risco da doença e a sua eventual transmissão. O raio-x é gerado imediatamente após a realização do exame e enviado em suporte digital para o radiologista e médicos do Centro de Diagnóstico Pneumológico. Posteriormente é remetido para o clínico que acompanha o utente, quer seja médico de família ou de outra especialidade.

O rastreio de determinados grupos populacionais é determinante para o controlo e monitorização da patologia respiratória, em especial da tuberculose.

Em simultâneo numa outra Unidade Móvel, serão feitos rastreios ao VIH/SIDA, Hepatites Virais e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis, atividade da responsabilidade técnica, pedagógica e científica da AJPAS – Associação de Intervenção Comunitária, Desenvolvimento Social e de Saúde.

O município de Sintra integra as Fast Track Cities – Cidades na via rápida para acabar com a epidemia VIH, tendo aderido, em 2018 à Declaração de Paris e por essa razão é considerada uma região na “via rápida” para acabar com o VIH/SIDA e Hepatites virais, outras IST e Tuberculose.

Se precisa de Agência de E-commerce pode ver a Livetech

O seu filho precisa de ir a um odontopediatria? Pode marcar já a sua contulta na Medway

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *