Almada, Sociedade

Almada é uma das Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais

A Câmara Municipal de Almada é uma das 24 autarquias selecionadas para integrar a 1.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI).

A autarquia de Almada foi distinguida pelo projeto «Tempo para Si», o qual permite aos cuidadores informais recorrer a uma bolsa de cuidadores formais para acompanhamento das pessoas a seu cargo durante breves períodos. O objetivo é proporcionar aos cuidadores informais a possibilidade de usufruírem de tempos livres e de lazer.

«Tempo para Si» é uma resposta de parceria entre o Município de Almada, a APPACDM – Centro Quinta dos Inglesinhos, enquanto entidade gestora, e a APCAS – Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal, enquanto entidade executora, concretizado pela Câmara Municipal de Almada através de um protocolo de colaboração, estabelecido em julho de 2021.

O projeto permite o gozo de tempos de descanso e/ou lazer do cuidador informal, com recurso a uma bolsa de cuidadores formais, devidamente qualificados, que se propõem a acompanhar as pessoas cuidadas no domicílio destas.

Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) é uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que se destina a distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas levadas a cabo ou formalmente por municípios e freguesias nesta área, em Portugal, através da atribuição de selos de mérito.

Podem candidatar-se ao projeto «Tempo para Si» os cuidadores informais que residam no concelho de Almada, que prestem cuidados a pessoa dependente, podendo ser um familiar, amigo ou pessoa próxima que assume a função de cuidador principal a tempo inteiro, desempenhando tarefas de apoio a outrem.

Para mais informações contacte o Centro Quinta dos Inglesinhos da APPACDM através do e-mail [email protected] ou do contacto telefónico 212 945 530 / 965 009 971.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.