Cultura, Vale de Cambra

“Lendas Mil” vem a Vale de Cambra

Espetáculos e concertos sobem a palcos nunca antes imaginados. Oficinas de expressão dramática, música e dança vão beber inspiração às lendas e tradições das nossas aldeias. Nos sítios mais improváveis há uma manifestação artística. Assim é o “Lendas Mil”, um projeto cultural liderado pela ADRIMAG, e que desde o primeiro momento o município de Vale de Cambra abraçou em nome de toda uma expressão cultural que é feita de lendas, de tradições e da riqueza da memória coletiva, num processo de valorização turística e cultural nunca antes referenciado.

O projeto da ADRIMAG é realizado em parceria com os municípios de Arouca e Vale de Cambra e com a Academia de Música de Castelo de Paiva dando relevância aos diferentes espaços patrimoniais, naturais e culturais de cada um dos concelhos. Para a realização de cada um dos eventos entram os grandes protagonistas destas “Lendas”: grupos locais e grupos de prestígio nacional.

Tratam-se pois, de eventos programados em rede, e Vale de Cambra recebe já os dois primeiros a 2 e 3 de outubro de 2021 na aldeia de Trebilhadouro (Rôge), passando depois pela aldeia da Felgueira (16 e 17 de outubro de 2021) e aldeia da Pontemieiro (13 e 14 de novembro de 2021). O projeto, esse, decorrerá até ao próximo ano de 2022 com muita criação e cultura a acontecer.

O mote são as lendas, contos, tradições, e excertos da história mais relevantes destes municípios que transformarão em autênticos palcos as suas aldeias e monumentos classificados, edifícios antigos com relevância histórica, e pontos de interesse turístico e cultural inseridos em espaços classificados da Rede Natura 2000 e Rede Mundial de Geoparques da UNESCO. O projeto é co -financiado pelo NORTE2020.
Com o objetivo de dinamizar as aldeias classificadas e suas comunidades, através do seu envolvimento na criação cultural em torno das lendas e histórias locais, o projeto “Lendas Mil” pretende ainda aumentar o número de visitantes ao território, através da criação de oferta cultural diferenciadora capacitando os agentes culturais locais, através de intercâmbios culturais, em torno das tradições de cada aldeia.

Se precisa de gestão de publicidade online pode ver a Livetech

Consulta de terapia da fala na Medway com os melhores profissionais

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *