Destaque, Sociedade, Vendas Novas

FIAT 600 regressa às origens em Vendas Novas

No próximo dia 2 de outubro, o Largo da Câmara Municipal de Vendas Novas recebe um encontro de FIAT 600, denominado “Regresso às Origens”, que visa valorizar e homenagear as origens deste clássico, produzido na antiga fábrica da SOMAVE de Vendas Novas.

No encontro, vários automóveis, vindos do norte e sul do país, poderão ser apreciados por todos os amantes desta marca, e será promovido um encontro com alguns antigos funcionários da fábrica SOMAVE (atual Gestamp), que irão partilhar as suas aventuras e algumas histórias e curiosidades sobre a produção lusitana deste modelo.

O FIAT 600 tem um lugar importante na história do automóvel, tornando-se num dos grandes ícones da Europa pós-guerra, especialmente em Portugal, onde nos anos 60 e 70 foi um dos carros mais presente nas estradas nacionais. A partir de 1964, este veículo começou a ser produzido em Portugal, na SOMAVE, com 9.576 unidades produzidas até 1971.

“Somos, simplesmente, um grupo de apaixonados por este ícone, sem quaisquer pretensões, que apenas pretende partilhar e divulgar o modelo FIAT 600 e ajudar atuais e futuros proprietários nos seus restauros e manutenções.”, refere Filipe La-Salette da organização FIAT 600 Portugal.

“Para o Município de Vendas Novas é um gosto receber este evento, que está intrinsecamente ligado à história de Vendas Novas, através da antiga SOMAVE, uma das fábricas que potenciou o desenvolvimento e progresso da cidade. A nossa homenagem vai para todos os que aqui trabalharam e deram o seu contributo para nos tornarmos no importante centro de atividade económica que somos hoje.”, afirma Luís Dias, Presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas.

O encontro irá iniciar-se pelas 10h00, no Largo da Câmara Municipal, seguindo-se, pelas 12h00, o desfile dos automóveis até à antiga fábrica que se situa no Parque Industrial, regressando para almoço convívio com Bifanas de Vendas Novas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *