Cultura, Évora, Turismo

Teatro de Évora na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

O Teatro Garcia de Resende (TGR) é uma das 81 entidades artísticas de norte a sul do país que vão passar a funcionar em rede em prol de uma oferta cultural de qualidade e diversificada. O anúncio agora feito pela Direção-Geral das Artes informa que os equipamentos culturais que passam a integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) têm “a possibilidade de se candidatarem ao concurso de apoio à programação da RTCP, que abre em outubro, em data a anunciar.”

Na sua página oficial, a Direção-Geral das Artes esclarece que “a adesão à rede é feita de forma voluntária e sob o compromisso dos equipamentos credenciados cooperarem entre si, permitindo incentivar a circulação de obras artísticas em território nacional, o aumento do número de coproduções entre entidades, bem como a valorização e qualificação de recursos humanos especializados. A RTCP representa um importante instrumento no desenvolvimento de políticas culturais, que procurará atenuar as assimetrias regionais e promover a coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal”, assegura este órgão governamental.

Recorde-se que foram concluídas, recentemente, as obras de requalificação do TGR, que incidiram na melhoria da segurança, funcionalidade e conforto, centrada na segurança contra incêndios, estabilidade estrutural, redes de água e esgotos, eletricidade e ventilação. Esta intervenção permitiu adequar a centenária sala de espetáculos às exigências dos tempos atuais, constituindo-se, também, como inegável mais-valia no contexto da candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027.

O Teatro Garcia de Resende foi inaugurado em 1892, sendo considerado um dos mais belos teatros portugueses, com um palco à italiana e uma impressionante maquinaria de estilo barroco, ainda em funcionamento, construída para a realização de óperas. Este equipamento cultural faz também parte da Rede Europeia de Teatros Históricos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *