Anadia, Desporto, Turismo

Grande Rota da Ria de Aveiro atravessa Anadia

Os percursos Dourado e Verde da Grande Rota da Ria de Aveiro, que atravessam o concelho de Anadia, foram inaugurados a 26 de junho, com a realização de um percurso em bicicleta, no troço do roteiro Dourado, entre Sangalhos e Oliveira do Bairro.

Esta iniciativa contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Anadia, dos vereadores do executivo, dos presidentes das freguesias de Sangalhos e Vilarinho do Bairro e da União das Freguesias de Arcos e Mogofores, bem como de elementos do Núcleo de Cicloturismo da Bairrada. Fizeram ainda parte da comitiva o presidente e vereadores da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, o presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e o presidente da Câmara Municipal da Murtosa.

O percurso simbólico que ligou a Igreja Matriz, no Passal, em Sangalhos, até ao Parque do Carreiro, em Oliveira do Bairro, contou com o apoio logístico da Freguesia de Sangalhos, tendo os municípios de Anadia e Oliveira do Bairro disponibilizado bicicletas para o efeito. Antes do passeio, a comitiva realizou uma visita guiada à Igreja Matriz de Sangalhos, acompanhada pelo pároco Padre Melo, que, em traços gerais, identificou os aspetos mais relevantes daquele património religioso, que se enquadra neste roteiro.

Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, sublinhou que estas rotas desempenham “um papel importante na promoção do turismo de natureza e de bem-estar do concelho, permitindo o conhecimento do vasto património existente no município”. A autarca referiu ainda que o Município de Anadia, com o intuito de reabilitar, preservar e divulgar o espólio cultural, histórico, paisagístico e ambiental do concelho, está a implementar uma rede local de percursos pedestres, denominada “Anadia Walking Trails”, que vai permitir a criação de seis rotas, com uma com uma extensão aproximada de 10 quilómetros, em vários pontos do concelho – Rota do Poeta/Trilho Vale do Boi (Moita), Rota do Espumante e do Azeite/São Domingos (Moita), Rota de Pedralva e São Lourenço do Bairro (São Lourenço do Bairro), Rota do Espumante (União das Freguesias de Arcos e Mogofores), Rota de Algeriz (Vila Nova de Monsarros) e Rota da Lagoa de Torres e Vilarinho do Bairro (Vilarinho do Bairro).

A Grande Rota da Ria de Aveiro é um percurso de longa rota, com cerca de 600 quilómetros de extensão total que liga os 11 municípios da Comunidade Intermunicipal, dividindo-se em três percursos independentes e um conjunto de 11 percursos náuticos. Estendendo-se por toda a Região de Aveiro, a Grande Rota da Ria de Aveiro abrange áreas classificadas de reconhecido valor natural e também redes de percursos pedestres, centros de BTT e ciclovias desenvolvidas pelos 11 municípios que a integram. Trata-se de uma iniciativa que confere visibilidade, notoriedade e reconhecimento externo ao património natural existente na região, não só para fins de conservação, proteção e desenvolvimento, como também para fins turísticos e de visitação.

O concelho de Anadia integra os percursos Dourado e Verde. O Dourado atravessa o concelho na Freguesia de Sangalhos e o Verde passa pelas freguesias de Avelãs de Cima, Moita, Arcos/Mogofores, Tamengos/Aguim/Óis do Bairro, São Lourenço do Bairro e Amoreira da Gândara/Paredes do Bairro/Ancas.

O Percurso Dourado (GR58) é o mais amplo e diverso dos três percursos constituintes da Grande Rota da Ria de Aveiro. De perfil linear, ao longo de 234 quilómetros, percorre e explora paisagens e ecossistemas que do mar e da ria se estendem às serras e ao vale do Vouga. Indicado para o cicloturismo, este percurso atravessa algumas das mais importantes povoações da Região.

O Percurso Verde (GR59) é o que mais se afasta da Ria de Aveiro. Tem um traçado de cerca de 194 quilómetros, destacando-se pela altimetria mais desafiante e desníveis acumulados mais acentuados. Tal como nos restantes percursos, a intermodalidade é uma das suas principais características, sendo possível percorrer os seus caminhos a pé ou de bicicleta.

Se precisa de uma Empresa de Marketing Digital pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *