Cultura, Vizela

Vizela apresenta residência artística

Enquadrada no programa “Amar o Minho”, a Câmara Municipal de Vizela apresenta uma residência artística, realizada pela Associação Cultural SONOSCOPIA, em parceria com a Sociedade Filarmónica Vizelense, no próximo dia 29 de maio, pelas 16.00h, na Casa da Cultura.

De realçar que foi levada a efeito uma residência artística que permitiu à associação cultural SONOSCOPIA desenvolver, em parceria com a Sociedade Filarmónica Vizelense, a criação de um objeto artístico/sonoro, em formato vídeo-arte, cuja materialização se desenvolveu em torno da ideia de identidade e do património material e imaterial de Vizela, organizando o seu trabalho a partir de temas como paisagem sonora, comunidade artística local, espaço aural, memória, água e território.

Assim, do trabalho desenvolvido resultou uma curiosa e interessante fusão entre a linguagem experimental da música e do vídeo com a essência da música clássica, numa clara, estreita e obrigatória referência ao compositor vizelense Joaquim da Costa Chicória, tendo sido utilizados múltiplos fragmentos de obras da sua autoria, embora desconstruídos para o efeito, o que lhes confere uma nova dimensão.

Sendo Vizela uma cidade com ligações profundas à água, este foi, exatamente, um dos temas centrais desta residência, tendo sido captados sons e imagens nas Termas de Vizela, no Parque das Termas e junto ao próprio Rio Vizela.

Agora, o resultado da residência artística será apresentado no próximo sábado na Casa da Cultura.

Esta residência enquadra-se no programa “Amar o Minho”, um programa de residências artísticas promovido pelo consórcio MINHO IN (constituído pelas Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Ave e Cávado) que inclui os 24 municípios do Minho, com o objetivo de promover a marca Minho do ponto de vista cultural e turístico. A Zet Gallery é responsável pela coordenação artística e comunicação do programa, tendo como curadores do projeto Helena Mendes Pereira e António Rafael.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *