Anadia, Cultura, Educação

Região de Aveiro representada no Concurso Nacional de Leitura por Anadia

A aluna da Escola Básica e Secundária de Anadia (EBSA), Anna Shevchenko, conquistou o 1.º lugar na categoria do 3.º ciclo do Ensino Básico, na Fase Final do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), que decorreu a 17 de abril, em formato online. Mariana Almeida, também aluna da EBSA, alcançou o 3.º lugar na categoria do 2.º ciclo do Ensino Básico. Assim sendo, Anna Shevchenko irá representar a Região de Aveiro na 14.ª edição da Final Nacional do Concurso de Leitura, na categoria do 3.º ciclo do Ensino Básico, que se realiza a 5 de junho, em Oeiras. De Anadia participaram ainda, nesta última fase do concurso, os alunos Luís Tribuna, da Escola Básica da Poutena, e Matilde Araújo, do Colégio Nossa Senhora da Assunção.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, mostrou-se satisfeita com o retomar do concurso, dado que, no ano passado, o mesmo foi cancelado devido à pandemia de Covid-19. A autarca destacou “a boa prestação” dos alunos do concelho no CIL, considerando que “é com enorme satisfação que o Município vê, pela primeira vez, uma aluna sua participar no Concurso Nacional de Leitura”. Maria Teresa Cardoso parabenizou a aluna vencedora pela excelente prestação, dizendo que a sua presença neste Concurso Nacional não é mais do que “o reconhecimento do seu esforço e da sua dedicação ao longo de todos estes anos”. A autarca deixou ainda uma palavra de conforto e agradecimento aos restantes participantes anadienses, bem como a todos os professores que acompanharam os seus alunos neste grande desafio.

O concurso, promovido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Aveiro, organizado este ano pelo Município de Oliveira do Bairro, tem como objetivos promover o prazer de ler e estimular o desenvolvimento de competências no âmbito da leitura, em jovens durante o seu percurso escolar, desde o 1.º ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário. O CIL é dirigido a todos os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada dos 11 municípios que compõem a CIM da Região de Aveiro, com o intuito de proporcionar à comunidade educativa uma oportunidade renovada de estimular, nos alunos, o gosto pelo livro e pela leitura.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *