Economia, Torres Vedras

Bluefest em Santa Cruz

Santa Cruz vai acolher a primeira edição do Bluefest, uma conferência que pretende promover a transição para uma economia azul. “A ciência, novas tecnologias e inovação para um oceano sustentável” é o tema central do evento, que está marcado para dia 5 de maio.

Para refletir sobre os desafios em torno da economia azul nas próximas décadas e potenciar a partilha de boas práticas, o Bluefest irá abordar temas como áreas protegidas, erosão costeira, lixo marinho e plástico, comunidades locais, turismo azul e nomadismo digital, recursos e energias renováveis, alterações climáticas, pescas, aquacultura e segurança alimentar.

A primeira edição do Bluefest irá decorrer no Noah Surf House, sendo transmitida em meio digital, onde os utilizadores poderão frequentar diferentes salas e conteúdos, assim como visitar expositores e interagir com outros visitantes. O evento é organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pelo Greenfest, o maior evento de sustentabilidade em Portugal.

Conciliar as necessidades do ser humano com a “saúde dos oceanos” é uma das premissas para a transição rumo à economia azul, que deve ser orientada pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Afinal, mais de 70% do planeta é coberto por esta massa de água salgada, que regula o clima e fornece oxigénio, relacionando-se diretamente com a saúde do ser humano.

A realização do Bluefest assume particular relevância perante uma realidade em que a atividade humana origina a perda de biodiversidade e a degradação dos ecossistemas marinhos. A comunidade científica defende que só uma mudança sistémica pode alterar o rumo, proteger os recursos genéticos e regenerar o ecossistema. A educação, a investigação e o desenvolvimento científico assumem, assim, um papel preponderante para o estabelecimento de uma economia azul sustentável.

Se precisa de gestão de publicidade online pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *