Desporto, Seixal

Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz no Seixal

O Município do Seixal vai organizar um debate sobre o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz, no próximo dia 6 de abril, terça-feira, integrado no Movimento Municípios pela Paz. Para esse efeito, irá realizar-se um webinar temático, intitulado O Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz, que será moderado pela vereadora Manuela Calado, da Câmara Municipal do Seixal.

Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal e coordenador do Movimento Municípios pela Paz, defende que “a prática desportiva é uma forma não só de nos mantermos sãos física e mentalmente, mas é também um meio privilegiado de contacto entre concelhos, regiões, países e povos diferentes. Por isso, entendemos que o desporto é mais um meio para criar pontes e conseguir atingir a união e a paz entre as nações”.

O desporto olímpico e paralímpico serão dois dos temas abordados nesta iniciativa, que irá decorrer em formato online, em que será também discutido «o impacto da pandemia na preparação olímpica». Ilda Figueiredo, presidente da direção do Conselho Português para a Paz e Cooperação, fará as honras de abertura da sessão, cabendo ao presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, presidir ao encerramento da mesma.

Recorde-se que, em 2013, a assembleia-geral da ONU declarou o dia 6 de abril como o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz, criando um vínculo histórico com os primeiros Jogos Olímpicos modernos, realizados em 1896. Esta decisão representou um passo significativo no reconhecimento do poder transformador do desporto e do seu grande potencial no avanço de mudanças sociais positivas. Desde a sua criação, muitas organizações comemoram neste dia o papel do desporto na sociedade e o seu poder promotor de diálogo, de compreensão e contributo inestimável para a inclusão social e a paz. Nesse sentido, o Movimento Municípios pela Paz integra, na sua carta de compromissos, a comemoração desta data.

Programa:

15 horas – Abertura

Ilda Figueiredo, presidente da direção do Conselho Português para a Paz e Cooperação.

15.10 horas – Introdução do tema e desenvolvimento da sessão

Moderação do webinar: Manuela Calado, vereadora da Câmara Municipal do Seixal.

Preletores:

– Leonor Moniz Pereira, professora na Faculdade de Motricidade Humana: introdução do tema geral;

– Maria Machado, gestora de projeto no Comité Olímpico;

– José Manuel Lourenço, presidente do Comité Paralímpico: «A inclusão desportiva nos Jogos Paralímpicos»;

– Nader Jaiosy, selecionador nacional da Palestina: «Quando a paz não está presente: participação e preparação dos atletas palestinos»;

– António Fortuna, diretor técnico nacional da Federação de Triatlo de Portugal.

16.40 horas – Conclusões

Isabel Costa, diretora do Departamento de Desporto da Câmara Municipal do Seixal.

16.45 horas – Encerramento

– Nadir Abuznaid, embaixador da Palestina;

– Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal e coordenador do Movimento de Municípios pela Paz.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *