Póvoa de Lanhoso, Saúde, Sociedade

Linha de apoio psicológico da Póvoa de Lanhoso já ajudou mais de uma centenas de pessoas

Desde março de 2020, altura em que entrou em funcionamento, e o início de março deste ano, a linha de apoio psicológico criada pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso realizou perto de 140 atendimentos.

Esta linha de apoio foi criada com o intuito de ajudar as pessoas a lidar com todos os problemas de saúde mental que a pandemia de COVID-19 veio trazer para o nosso quotidiano.

A linha de apoio psicológico está a funcionar desde o dia 23 de março de 2020. Desde essa altura, foram já realizados 138 atendimentos, estando contabilizados os primeiros atendimentos e as consultas subsequentes de acompanhamento (o que, em alguns casos implicou articulação com os serviços sociais e serviços de saúde).

De acordo com os últimos dados disponíveis (até 28 de fevereiro de 2021),  os atendimentos realizados deram resposta a pessoas infetadas por COVID-19; pessoas em situação de isolamento profilático; pessoas recuperadas da infeção com sequelas; pessoas que perderam familiares; pais de crianças e jovens em teletrabalho e ensino online; adultos seniores; crianças e jovens em regime de ensino em casa; cuidadores informais de pessoas com problemas de saúde graves; e a outras pessoas com vulnerabilidades pré-existentes como problemas de saúde mental, enfrentando mudanças repentinas ou procurando informação e apoio.

Diminuir a perceção de isolamento; favorecer capacidades para lidar com todos os fatores de contexto bem como com as próprias emoções; facilitar e validar a expressão de sentimentos, pensamentos, perceções, conflitos; proporcionar suporte emocional; promover processos adaptativos e de regulação emocional; promover estratégias psicoeducativas de incentivo à realização de atividades integradas em rotinas e hábitos de vida saudáveis; apoiar estratégias de conciliação do teletrabalho com atividades de apoio ao estudo e de interações lúdicas com as crianças; fomentar a resolução de conflitos e a adoção de comportamentos pró-sociais e pró-saúde; e encaminhar para serviços especializados têm sido as dimensões mais trabalhadas.

Desde o início, a linha de apoio psicológico é assegurada por duas psicólogas do Município, cuja atuação respeita as orientações emanadas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, não se tendo verificado a necessidade de reforço.

Há dois números de telefone disponíveis para esta resposta: 253 009 921 e 253 009 922.

Se precisa de Empresa de web design pode ver a Livetech

Na Medway pode tratar as suas cáries dentárias, marque já a sua consulta.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *