Celorico de Basto, Educação

Jovens das Escolas de Celorico de Basto conhecem oferta educativa da Universidade do Porto

Jovens do 12º do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto participaram, no dia 10 de março, numa ação digital que lhes permitiu conhecer a oferta educativa da Universidade do Porto.

As novas ofertas desta universidade deixaram os jovens entusiasmados.

A ação insere-se no Plano de atividades da Mostra Educativa e Profissional promovida pelo programa CLDS 4G Celorico+Social em parceria com o Município de Celorico de Basto e o Agrupamento de Escolas.

Para a Câmara Municipal, promotora do CLDS4G, e na voz de Helena Martinho Costa, “a Câmara Municipal tem um papel fundamental no sentido de apoiar e dinamizar esta mostra educativa de forma a proporcionar mais e melhor informação aos alunos para que as opções e escolhas sejam o mais conscientes e informadas e possam contribuir para que os jovens tenham um futuro mais promissor e feliz. A parceria CLDS 4G Celorico+Social, Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto e Câmara Municipal é uma conjugação de recursos e potencialidades para criar mais um recurso de orientação aos alunos”.

No mesmo sentido, a coordenadora do CLDS 4G Celorico+Social, Elisabete Coelho, disse que “nestes tempos particularmente únicos, é crucial encontrar meios e formas de dar aos alunos as mesmas oportunidades daqueles que outrora participaram na Mostra Educativa e Profissional e tiveram a oportunidade de observar e conhecer as ofertas educativas e profissionais disponíveis. Obviamente que o formato é outro, menos abrangente mas com o mesmo intuito e, acreditamos que será muito benéfico e orientador para os jovens que agora terminam o 12º ano”.

A participar na ação, através da plataforma zoom, estiveram 55 alunos de 3 turmas do 12º ano, 2 turmas do curso de Ciências e Tecnologias e 1 turma de Línguas e Humanidades.

Durante a ação, foi apresentada a história desta Universidade e todo o tipo de apoios de ação social existentes e que os alunos poderão recorrer aquando da sua ingressão naquela universidade (residência, bolsa, cantina…). Após esta apresentação, os alunos foram instigados a escolher entre duas faculdades de acordo com a sua orientação académica, a Faculdade de Ciências e a Faculdade de Letras. Assim, foram encaminhados para duas salas individuais de acordo com a sua opção, onde puderam ouvir atentamente todas as informações úteis relativas à faculdade desde as médias de acesso, os cursos que dispõe, as novas ofertas educativas, as saídas profissionais…

Uma ação muito importante quando está em causa a orientação para o futuro destes jovens.

“Apesar do ensino à distância, a Mostra Educativa é sempre uma mais-valia porque auxilia os nossos alunos nas suas escolhas indo de encontro às suas expetativas e necessidades especificas quando estamos a falar na progressão dos estudos e inserção no ensino superior”, disse Carla Nunes, membro da Direção do Agrupamento de Escolas. Esta não foi uma ação isolada e prevê-se a realização de outras similares para que os alunos possam mitigar as dúvidas que possam sentir no que respeita à orientação profissional e educativa.

Ana Costa, Psicóloga do Agrupamento de Escolas, salienta que, para os alunos, “é fundamental este contacto com os profissionais das diferentes instituições de ensino, mais conhecedores das ofertas que dispõem e por isso, mais motivadores e esclarecedores juntos de muitos alunos que ainda se vêm com dúvidas no que pretendem seguir no término do secundário”. Dúvidas que o Agrupamento de Escolas tenta colmatar com a oferta de vários serviços de apoio. “Além desta Mostra temos os serviços de apoio psicológico e o Sagaz, apoios muito necessários e úteis que ajudam os jovens a conhecer-se a si próprios e perceber quais os seus reais objetivos profissionais e/ou académicos. Desenvolvemos ações de orientação em grupo, mas estamos disponíveis para sessões individuais sempre que os alunos necessitem” reforçou Ana Costa.

Esta foi umas das ações previstas no Plano da Mostra Educativa e Profissional proposto pelo CLDS 4G Celorico+Social, prevendo-se a organização de outras, ainda em fase de estudo mediante a evolução da pandemia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *