Cultura, Montijo

Dia Mundial do Teatro assinalado no Montijo

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro, dia 27 de março terá lugar, às 21h30, no Facebook do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida a leitura da “Mensagem 2021” encenada pela Companhia de Teatro Mascarenhas-Martins.

Havia uma ideia, uma data marcada e ensaios programados. Como uma bomba caiu uma pandemia e, com ela, os cancelamentos em prol da proteção da população e os adiamentos em prol de uma esperança de regresso à normalidade possível.

O tempo diz-nos tudo, e tudo ao mesmo tempo, gerando-se um burburinho de onde só conseguimos ouvir palavras soltas, como reinvenção, ânimo, a célebre frase de que “estamos todos no mesmo barco”, confinamento, desânimo, entre tantas. Mas como continuar à tona de água num barco que contém toda uma população no seu interior? Talvez não estejamos no mesmo barco. Talvez esteja cada um na sua banheira, a brincar com barcos de papel. Assim vemos que nem todos os barcos são feitos para estar na água.

Assim sendo – e como “nestes tempos difíceis é preciso lembrar de que somos todos humanos” – para onde vamos? E como iremos? Ora, o que é que isso importa? Aproveitemos a viagem ao máximo, mesmo que não saiamos de lado nenhum, mesmo que não seja a nossa viagem. É assim a vida, não é?

Inês Monteiro Pires

Desde 2016 que a Mascarenhas-Martins tem comemorado o Dia Mundial do Teatro com uma leitura encenada da mensagem disponibilizada pelo International Theatre Institute. Cada leitura é dirigida por um elemento da companhia que passa o testemunho ao próximo. Em 2020 este projeto foi interrompido com uma leitura em vídeo, na esperança de que este ano fosse possível regressar às leituras presenciais. Não sendo o caso, a comemoração volta a ser feita exclusivamente online.

 

Direção: Inês Monteiro Pires
Produção: Companhia Mascarenhas-Martins

Se precisa de empresa de email marketing pode ver a Livetech

Marque a sua consulta de psicologia na clinica Medway

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *