S. João da Madeira, Sociedade, Tecnologia

Webinar assinala o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor em S. João da Madeira

Para comemorar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que se assinala a 15 de março em resultado do primeiro reconhecimento público dos direitos fundamentais dos consumidores, o Município de S. João da Madeira promove, em parceria com a DECO, diversas ações de sensibilização dirigidas às escolas e ao público em geral. Todas as sessões decorrerão em formato online.

Assim, nas escolas e com a participação dos estabelecimentos de ensino do concelho, irão decorrer várias sessões adaptadas ao público juvenil: às 8h45, no Centro de Educação Integral; às 14h00, na Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior; às 14h30, na Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite; às 16h00, na Escola Secundária João da Silva Correia.

Ainda neste dia, às 21h00, terá início o webinar “Dia Mundial do Consumidor: que desafios em tempos de pandemia?”, a ser transmitido em direto no Facebook e Youtube da Câmara Municipal de S. João da Madeira, tendo como pano de fundo a crise causada pela pandemia da Covid-19 e a alteração que provocou na forma como as pessoas vivem, como se relacionam e, também, como consomem.

Assim, com a ajuda de juristas da DECO, pretende-se abordar os desafios enfrentados pelo consumidor na obtenção de bens e serviços em tempos de pandemia e, bem assim, dar a conhecer os deveres e direitos dos mesmos neste contexto.

Com esta iniciativa, a Câmara Municipal pretende, numa lógica de proximidade, reforçar a proteção dos direitos e legítimos interesses dos consumidores do concelho de S. João da Madeira, dando voz às suas reivindicações e necessidades. Ao mesmo tempo, as ações pretendem ajudar os consumidores a tomar decisões financeiras corretas, informadas e sustentáveis, devidamente integradas na gestão do orçamento familiar e no planeamento de despesas, ajudando a enfrentar as situações de dificuldade, orientando como reagir e a que meios recorrer.

A parceria entre o Município e a Associação de Defesa do Consumidor DECO deu origem, em agosto de 2020, à criação do Gabinete de Apoio ao Consumidor (GAC) de S. João da Madeira, que quinzenalmente apoia cidadãos sanjoanenses na resolução de questões relacionadas com o consumo.

Programa do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor:

Sessão: 08H45

Centro de Educação Integral

Público: Ensino Profissional (turmas 10.º ano)

Tema: “Desplastifica-te”

 

Sessão: 14H00

Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior

Público: 3.º Ciclo (turmas 9º ano)

Tema: “Compras bem, mas não sabes a quem”

Sessão: 14H30

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite

Público: Ensino Secundário (turmas Ciências Socioeconómicas)

Tema: “Diz Não ao Desperdício Alimentar”

Sessão 16H00

Escola Secundária João da Silva Correia

Público: Ensino Secundário (turmas Ciências Socioeconómicas)

Tema: “Compras bem, mas não sabes a quem”

Sessão: 21h00

Público em geral

– Facebook e youtube da Câmara Municipal de S. João da Madeira

Tema: “Dia Mundial do Consumidor: que desafios em tempos de pandemia?”

Se precisa de Empresa design gráfico pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *