Destaque, Marinha Grande, Turismo

Mega Presépio tradicional regressa à Marinha Grande

Neste ano bastante diferente do habitual, onde não existem grandes motivos de celebração, há que manter alguma esperança e dar alguma alegria a todos, por isso cumprindo todas as normas da DGS, o Presépio de Filipe Ferreira regressará por mais um ano ao Edifício da Resinagem, no Centro histórico da Marinha Grande, este que já é considerado um dos maiores Presépios tradicionais da região.

A inauguração do Presépio está marcada para dia 28 de novembro às 17 horas.

Numa área de 50 m2 serão mais de 1 milhar de figuras de barro e outros materiais, e dezenas de outras peças criadas pelo autor, transformando este Presépio, criando cenários que nos fazem recuar no tempo.

A cena da natividade de Jesus é o motivo central e primordial desta obra, sempre em destaque, sendo que tudo se passa á volta desta vinda do Salvador.

Como é característica do Presépio tradicional português, não poderão faltar a representação de muitos usos, costumes e tradições portuguesas!

De uma forma breve, além da cabana com a representação do Nascimento de Jesus, poderão encontrar desde um mercado com inúmeras barraquinhas; tascas e tabernas; ofícios como o ferreiro, o carpinteiro ou o oleiro; os trabalho rurais com os lavores no campo e o lavrador com o seu arado em movimento, a vindima e a pisa das uvas, os currais dos animais com as galinhas a picar o milho ou os porcos a comer, entre outros, e uma área dedicada às festas e romarias, onde além da Igreja não faltarão os jogos tradicionais, com o homem a subir o pau do sebo, ou o rancho a dançar e a procissão, também em movimento.

Existem diversas cascatas, e fontes de água que trazem vida ao Presépio, bem como dezenas de elementos com movimento que dão um especial encanto a todo o Presépio e o destacam ainda mais, como é o caso dos soldados nas muralhas, o burro com a nora, os rebanhos de ovelhas, as galinhas a picar o milho os homens a jogar ás cartas, o oleiro a moldar o barro, ou o parque infantil com os baloiços,  ou até os Magos a chegar ao Presépio, entre muitas outras.

Este ano 2020, poderemos ver algumas peças novas em movimento, como os lenhadores a serrar a lenha, ou a vendedora de frutas e legumes.

Todos estes elementos tornam este Presépio singular em toda a região, o mesmo poderá ser visitado até dia 10 de janeiro de 2020 de terça-feira a domingo -10h30-13h00, 14h00-17h30.

Se precisa de uma empresa para criação de sites profissionais pode contactar a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *