Arouca, Sociedade, Turismo

Semana Nacional sobre Espécies Invasoras no Arouca Geopark

As espécies exóticas invasoras são uma das principais ameaças à biodiversidade a nível global. Causam prejuízos na ordem dos milhões de euros e afetam a disponibilidade de recursos e a saúde pública. Para dar a conhecer esta problemática, a AGA – Associação Geoparque Arouca, em parceria com o Município de Arouca, associa-se à iniciativa Semana Nacional sobre Espécies Invasoras, que decorre de 10 a 18 de outubro, com diversas atividades, que pretendem sensibilizar o público para a importância de identificar e controlar espécies exóticas invasoras.

Assim, durante a próxima semana, nas páginas de Facebook e Instagram do Arouca Geopark, damos a conhecer, diariamente, uma espécie invasora. Também, desafiamos o público a mapear plantas invasoras e a partilhá-las no Projeto Ciência Cidadã, através da plataforma Biodiversity4all.

No dia 16 de outubro, pelas 21h00, convidamo-lo a participar no webinar «Plantas invasoras – problemática e situação no Arouca Geopark», através da plataforma Zoom. Esta atividade carece de inscrição, através de formulário disponível aqui. No dia seguinte, está prevista uma visita técnica, dirigida aos presidentes de Junta de Freguesia, a alguns locais do território, onde se verificam focos de invasão preocupantes, com o objetivo de controlar estas espécies e, consequentemente, evitar a sua proliferação.

Para mais informações, contacte-nos através do email [email protected].

A Semana Nacional sobre Espécies Invasoras é uma iniciativa promovida pela equipa da plataforma INVASORAS.PT, que inclui investigadores do Centre for Functional Ecology, do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra e da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra, sendo realizada em estreita colaboração com diversos parceiros nacionais.

Se precisa de uma empresa para criação de sites profissionais pode contactar a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.