Cultura, S. João da Madeira

Museus de S. João da Madeira assinalam as Jornadas Europeias do Património

Numa Iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, cuja organização em Portugal é da responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural, pretende-se este ano sensibilizar os públicos para o papel e importância que o património material e imaterial tem na educação, para a importância desta no património, bem como para a riqueza e dinâmicas da sua relação na literatura, nas artes, nos monumentos, na dança, no teatro, na paisagem, nos jogos, nos museus, na fotografia, nos sítios arqueológicos ou na música, entre muitos outros.

Sendo uma das missões do Museu da Chapelaria e do Museu do Calçado dar a conhecer os patrimónios da indústria de chapelaria e do calçado, respetivamente, e de todo o universo que os rodeia, esses equipamentos culturais de S. João da Madeira propõem um programa de atividades dirigido a diferentes públicos e idades. O objetivo é explorar a riqueza do património industrial, arquitetónico, cultural da cidade de S. João da Madeira, bem como das exposições e acervos temáticos de cada um dos espaços.

Deste modo, nesta sexta-feira e no sábado (dias 25 e 26), às 11h00, com início do Museu da Chapelaria, realizam-se visitas ao património de S. João da Madeira, que darão a conhecer as zonas históricas do concelho, numa viagem de (re)descoberta pelo património histórico e arquitetónico que marcou a vida industrial da cidade e das histórias de vida que a ele se associam.

À tarde, o programa continua com duas visitas-jogo de descoberta do Museu da Chapelaria e Museu do Calçado. Especialmente preparadas para famílias e grupos de amigos, haverá sessões às 14h00 e às 16h00.

No dia 27, será realizada uma visita-jogo às 11h00, no Museu da Chapelaria e, outra, às 16h00 no Museu do Calçado.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *