Póvoa de Varzim, Sociedade

Bandeira Azul em toda a costa da Póvoa de Varzim

A Póvoa de Varzim mantém oito Bandeiras Azuis e sete Bandeiras “Praia Acessível – Praia para Todos!” na época balnear 2020. As Bandeiras foram hasteadas esta manhã pela Vereadora do Ambiente, Sílvia Costa.
O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios. Os Critérios do Programa Bandeira Azul para praias estão divididos em 4 grupos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.

No nosso concelho, são oito as zonas balneares com Bandeira Azul: Barranha (que se estende desde o Parque de Campismo da Estela até ao campo de futebol de Aguçadoura); Quião (que se estende do Cruzeiro de Aguçadoura até à Ribeira do Esteiro); Lagoa  (que se estende da praia de Fragosinho até ao Bar da Praia); Zona Urbana Norte  (que se estende do Bar da Praia até ao bar Náutico); Zona Urbana Sul I  (que se estende do Náutico até à Esplanada do Carvalhido); Zona Urbana Sul II  (que se estende da Esplanada do Carvalhido até ao Porto de Pesca); Paimó e Fragosa.

Já a Bandeira que classifica as nossas zonas balneares como acessíveis, foi hasteada nas seguintes praias: Redonda-LeixãoCarvalhidoVerdeLagoaFragosaEsteiro Paimó.

O Programa Praia Acessível – Praia para Todos! foi criado em 2004 e desenvolve-se no terreno desde 2005, no âmbito de uma parceria institucional, ao nível da Administração Central do Estado, que reúne o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente – APA, I.P. e o Turismo de Portugal, I.P..

Com este Programa pretende-se que cada vez mais praias portuguesas passem a assegurar condições de acessibilidade e de serviços que viabilizem a sua utilização e desfrute, com equidade, dignidade, segurança, conforto, independência e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade e de possíveis dificuldades de locomoção ou outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade. Saiba mais aqui.

A estes galardões acresce a comprovadíssima qualidade das águas balneares na Póvoa de Varzim, garantindo todas as condições para usufruir de uma época balnear em segurança no nosso concelho.

Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *