Oliveira de Azeméis, Sociedade, Turismo

Oliveira de Azeméis aposta na eficiência energética com painéis fotovoltaicos nas piscinas municipais

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis prossegue o caminho que vem seguindo de forte investimento em eficiência energética tendo concluído a instalação de 598 painéis fotovoltaicos na cobertura das piscinas municipais.

“A instalação desta Unidade de Produção para Auto Consumo (UPAC) permitirá a produção de cerca de 32 mil euros de energia por ano e uma redução da fatura mensal energética na ordem dos 42%”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Jorge.

O edil reforça que “este investimento enquadra-se na política de novas soluções energéticas que o município tem em curso e à qual dará continuidade”.
A energia gerada pelo sistema fotovoltaico será utilizada exclusivamente para autoconsumo das piscinas municipais evitando o consumo da rede pública e traduzindo-se em maior eficiência energética e melhor sustentabilidade ambiental com redução anual de seis toneladas de emissão de dióxido de carbono.
Durante o período de vida útil do equipamento (25 anos), a UPAC tem um potencial de produção energética equivalente a cerca de 800 mil euros.

A produção de energia e o funcionamento dos painéis serão monitorizados em tempo real através de uma aplicação móvel que regista e acompanha a atividade, além de gerar alertas de avarias.

A instalação do sistema fotovoltaico de produção de energia elétrica envolveu um investimento de 146 mil euros dos quais 66% foi da responsabilidade do município e o restante comparticipado por fundos comunitários, a fundo perdido.

Se precisa de Empresa de SEO pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *