Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso tem Praia Fluvial com água com “Qualidade de Ouro”

Pelo sexto ano consecutivo, a água da Praia Fluvial de Verim, na Póvoa de Lanhoso, foi classificada pela Quercus como tendo “Qualidade de Ouro”. Todos os anos, este local recebe milhares de veraneantes de toda a região.

“Esta renovação resulta de um trabalho realizado diariamente em articulação com diversos agentes, para que todas as pessoas possam desfrutar de uma praia fluvial acessível, segura, com estruturas de apoio e com qualidade de água reconhecida”, afirma o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva.

Em 2020, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza identifica 381 praias com “Qualidade de Ouro”. Das praias galardoadas, 321 são praias costeiras, 54 são praias interiores, onde se inclui a Praia Fluvial de Verim, e seis são de transição.

De entre os critérios para receber a classificação de praia com “Qualidade de Ouro” está um que obriga a que água balnear tenha registado qualidade da água Excelente nas cinco épocas balneares anteriores, ou seja, de 2015 a 2019.

O objetivo da Quercus é destacar as praias que, ao longo de vários anos (cinco), têm apresentado sistematicamente uma água balnear de qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, dessa forma, oferecem assim uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.

A informação utilizada nesta avaliação é a informação pública oficial disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente, tendo apenas em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

Para além de uma estrutura de apoio aos veraneantes, a Praia Fluvial de Verim tem apresentado um programa de animação durante a época balnear, destacando-se, por exemplo, a iniciativa da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso designada Moda D’Ouro.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *