Economia, Póvoa de Lanhoso

Póvoa de Lanhoso reduz dívida e executa 95% da receita

A Autarquia da Póvoa de Lanhoso registou, em 2019, uma execução da receita de 95%. Estes dados constam dos documentos de prestação de contas, que refletem assim uma forte capacidade de execução do orçamento previsto, acompanhada de uma situação financeira equilibrada.

O Relatório e os Documentos de Prestação de Contas de 2019 serão agora analisados pela Assembleia Municipal.

Do ponto de vista financeiro, verifica-se que as receitas correntes não só financiaram as despesas correntes na íntegra, como ainda financiaram 48% das despesas de capital, gerando-se uma poupança corrente de 3,4 milhões de euros. O Município cumpriu o equilíbrio orçamental e ainda obteve um excedente de 2,9 milhões de euros.

A redução de 6.2% da dívida global é outro dos pontos a destacar, com ênfase na diminuição de 672 milhares de euros nas dívidas de curto prazo, face ao período homólogo. De resto, destaca-se, desde o início do presente mandato, uma diminuição da dívida total na ordem dos 14% (-1 milhão de euros). Segundo a DGAL, o prazo médio de pagamento a 31 de dezembro de 2019 é de 6 dias, o que representa uma melhoria em relação a 2018 (17 dias).

Outro indicador é o saldo de gerência. No ano em apreço, liquidaram-se todas as faturas a fornecedores de conta corrente e de imobilizado, com exceção de faturas que foram já rececionadas em janeiro, e o Município transita com um saldo de gerência no valor de 1,5 milhões de euros. Quando comparado com o ano anterior, fica evidente uma melhoria na capacidade de satisfação das obrigações a curto prazo do município, com um aumento da liquidez imediata.

Do ponto de vista da atividade desenvolvida, os mesmos documentos apontam que globalmente foram concretizados projetos em todas as áreas: alargamento da rede de água e saneamento, concurso da eficiência energética na iluminação pública, requalificação da Escola EB 2/3 Gonçalo Sampaio, regeneração urbana, concursos superiores a 2 milhões de euros para obras nas freguesias, novas respostas sociais ao nível do apoio nos medicamentos e nas creches, de entre outros que evidenciam preocupação com os jovens e com a criação de dinâmicas culturais, recreativas e desportivas potenciadoras do desenvolvimento do concelho.

Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *