Barreiro, Sociedade

Barreiro poupa 4,3 milhões de euros com iluminação LED

A Câmara Municipal do Barreiro (CMB) iniciou, esta segunda-feira, a substituição da atual rede de iluminação pública por um sistema LED, amigo do ambiente. O investimento, superior a 3 milhões de euros, vai permitir à autarquia poupar 4,3 milhões de euros em consumo energético. São 11 mil lâmpadas que vão também reforçar a segurança e qualidade de vida dos moradores.

Os trabalhos de substituição acontecem em sete fases contínuas e prolongam-se por três meses, permitindo ao município, nos próximos 12 anos, uma redução de despesa pública, cujo montante será integralmente canalizado para o investimento na cidade.

Frederico Rosa, presidente da CMB, afirma que “a mudança de mais de 11 mil luminárias para LED terá impactos muito grandes em todo o concelho, não só por permitir o reacendimento de luminárias que estavam há muito apagadas, como pela luz branca dos dispositivos que trará mais segurança, conforto e sustentabilidade do ponto de vista ambiental e financeiro para a autarquia”. Segundo o edil, trata-se de um grande investimento feito pelo município e que dá ao Barreiro uma nova luz, mais homogénea, assim como vantagens para toda a população ao nível da segurança e da qualidade de vida.

Rui Braga, vereador do Planeamento da Câmara Municipal do Barreiro, afirma que “apesar do momento atual em que vivemos, o Barreiro não pode parar e deixar de olhar para o futuro. Estamos finalmente a mudar a nossa iluminação pública, naquilo que foi um percurso longo, mas que não podia vir em melhor altura. O Barreiro e o país vão precisar de um dinamismo extra, de um pulsar diferente para a criação de novas dinâmicas após a pandemia”. O vereador sublinha ainda que “que a autarquia tem estado a trabalhar em vários projetos e esta medida vai traduzir-se numa clara melhoria para a vida dos barreirenses, além dos benefícios ao nível ambiental e de segurança. O Barreiro dá o exemplo com esta mudança numa frente de trabalho muito forte, composta por sete equipas em simultâneo por todo o concelho”.

Bruno Vitorino, vereador da Divisão de Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética, relembrou o trabalho já desenvolvido ao nível da eficiência energética e elogiou a medida de uso racional e eficiente. “Já substituímos toda a iluminação por LED, nas escolas cuja responsabilidade é da autarquia, e estamos neste momento com o projeto ecodesafio nas coletividades e IPSS. Logo, é com muita satisfação que vemos a mesma substituição ao nível da iluminação pública que vai permitir uma poupança de 60% em relação aos gastos atuais”, elogiou.

Com este novo sistema de iluminação, o Barreiro ficará também equipado com telegestão, permitindo um controlo mais eficiente das falhas de energia no espaço público.

Se procura empresas de criação de websites pode contactar a Livetech

Tenha os seus brancos, faça já um branqueamento dentario na Medway

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *