Cultura, Marinha Grande, Turismo

Marinha Grande nomeada para as “7 Maravilhas da Cultura Popular”

Cinco elementos do património cultural do concelho da Marinha Grande, candidatados pela Câmara Municipal, foram nomeados pelo conselho científico do concurso das “7 Maravilhas da Cultura Popular”.

Foram candidatados pela Câmara o Vidro, na categoria Artesanato; as lendas de São Pedro de Moel, na categoria Lendas e Mitos; “O Barco” do Rancho Folclórico de Vieira de Leiria, na categoria Músicas e Danças; a Arte Xávega, nos Rituais e Costumes; e a Procissão da Nossa Senhora dos Navegantes; na categoria de Procissões e Romarias.

A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, congratula-se com a aprovação da candidatura às “7 Maravilhas da Cultura Popular” salientando que “a história do nosso concelho remonta a cultura e tradições que marcaram a sua identidade territorial e ditaram o seu desenvolvimento económico e social, até aos nossos dias. A nossa riqueza enquanto povo evidencia-se também pela diversidade do nosso património cultural material e imaterial, que nos distingue dos demais concelhos”.

Cidália Ferreira recorda “que, em setembro de 2011, o Arroz de Marisco da Praia da Vieira foi eleito uma das “7 Maravilhas da Gastronomia”, vencendo na categoria de marisco.

Neste concurso pretende-se eleger o património cultural material e imaterial de Portugal, elevando a cultura popular a um patamar de causa pública. O desafio é evidenciar a vivência e reconhecimento desse património e eleger o que de melhor Portugal tem, enfatizando as tradições, associadas a uma determinada região do País.

Neste momento decorre a primeira fase, durante a qual serão selecionados pelo Painel de Especialistas os 21 patrimónios candidatos por Distrito ou Região Autónoma e cuja lista ainda não foi divulgada pelos organizadores do concurso.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *