Cultura, Vieira o Minho

Lendas de Vieira do Minho nomeadas para o concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular”

Reza a lenda que a Serra da Cabreira deve o seu nome a uma jovem e bela cabreira que por ali costumava guardar seu rebanho: “(…) E o povo quis perpetuar para sempre, com toda a justiça, o amor desgostoso da moça pastora. Por isso, deu à serra onde ela vivera a sua grande paixão o nome de Serra da Cabreira e, já que ela queria ser ave e voar, passou a chamar ao rio da Vila do Conde, o Rio Ave…”

As 7 Maravilhas da Cultura Popular têm como objetivo identificar e fomentar o reconhecimento do património cultural material e imaterial de Portugal, desde as lendas e mitos às feiras, romarias, músicas, danças, entre outras tradições.

Apesar do vasto espólio de manifestações e expressões populares que o território de Vieira do Minho apresenta, o Município optou por candidatar a lenda do Rio Ave e da Serra da Cabreira afim de promover, junto do público em geral, uma das mais belas estórias da cultura Vieirense, e ainda valorizar o Rio Ave e a Serra da Cabreira enquanto ex-libris da oferta turística do concelho de Vieira do Minho.

Pela Serra da Cabreira e nas margens do Rio Ave abrem-se caminhos para cenários naturais que encantam pela sua beleza. Aventurando-se por esses trilhos, os visitantes poderão desfrutar de sublimes vistas panorâmicas sobre aldeias pitorescas e albufeiras, e contactar com a fauna e flora desta serra.

O Rio Ave nasce no alto da Serra da Cabreira a cerca de 1200 metros de altitude. Ao longo do seu percurso proporciona cascatas e lagoas naturais, convidando os caminhantes ao descanso e a um mergulho. Este rio coexiste com paisagens de enorme beleza, vários moinhos e pontes que exibem todo o carácter minhoto.

Rio Ave banha sucessivamente os concelhos de Vieira do MinhoPóvoa de LanhosoGuimarãesVila Nova de FamalicãoSanto TirsoTrofa e Vila do Conde.

Em 2019, a Câmara Municipal de Vieira do Minho aderiu às 7 Maravilhas Doces de Portugal com os Barquilheres, cuja participação ficou pelas semifinais. Com esta candidatura às 7 Maravilhas da Cultura Popular, o Município pretende conseguir ainda uma melhor classificação e levar o nome de Vieira do Minho aos 4 cantos de Portugal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *