Saúde, Vizela

Vizela efetua testes de despiste do COVID-19 nas IPSS’s, USF’s e agentes da Proteção Civil do Concelho

Na sequência do surto da nova estirpe de Coronavírus (COVID-19), foi decretado o Estado de Emergência Nacional, através do Decreto Presidencial n.º 14-A/2020, de 18 de março, tendo sido decretadas pelo Governo, através do Decreto n.º 2-A/2020, de 20 de março, um conjunto de medidas de ordem preventiva e restritiva, designadamente deveres de confinamento obrigatório e de especial proteção, para evitar a transmissão da doença na comunidade.

 De igual modo, tendo em consideração a atual situação evolutiva do surto epidémico, o Município de Vizela implementou o respetivo Plano de Contingência Municipal e tem vindo a adotar conjunto de medidas complementares com o objetivo de salvaguardar o interesse público municipal.

Assim, a partir da próxima sexta feira, a Câmara Municipal de Vizela, em colaboração com a Unilabs Portugal, vai assegurar a realização de testes de despiste e diagnóstico do novo coronavírus COVID-19, para reforçar a segurança e rastrear os mais vulneráveis.

Trata-se de uma medida de reforço às já implementadas pela Autarquia com o objetivo de reduzir o impacto provocado pela pandemia no Concelho, minimizando a propagação do vírus e assegurando as boas condições de funcionamento das instituições, sendo que o Município de Vizela vai assumir os custos com a realização destes testes à covid-19, num valor de cerca de 50.000,00€.

O primeiro objetivo é reforçar a segurança de todos aqueles que no Concelho de Vizela trabalham em prol de toda a comunidade e que são garantes efetivos da nossa segurança e saúde pública. Desta forma, o concelho de Vizela fica mais preparado para responder às dificuldades que se avizinham. Assim sendo, será feito o rastreio aos agentes da GNR, bombeiros profissionais, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de saúde das Unidades de Saúde Familiar.

O segundo objetivo, e atendendo à problemática que se tem vindo a verificar, não só no nosso país, mas em vários países da Europa, a Câmara Municipal de Vizela decidiu rastrear todos os utentes, profissionais e técnicos das Instituições Particulares de Solidariedade Social, desde logo Santa Casa da Misericórdia de Vizela, Centro Social e Paroquial de Santa Eulália, Centro Social e Paroquial de S. Miguel e AIREV.

De destacar que a Câmara Municipal de Vizela tem acompanhado acompanhar atentamente a evolução do surto epidémico do COVID-19 no concelho e tomado as medidas necessárias para informar a população e apoiar as várias instituições para fazer face às necessidades acrescidas vividas neste momento, efetuando também uma reavaliação diária das medidas de prevenção adotadas e a adotar de modo a prevenir e conter a respetiva propagação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *