Sociedade, Vizela

Município de Vizela comemora o 22.º aniversário

No próximo dia 19 de março, o Município de Vizela comemora o seu 22.º aniversário, assinalando a luta pela autonomia administrativa do Concelho, que viu finalmente o seu objetivo alcançado a 19 de março de 1998.

            Assim, na sequência do surto da nova estirpe de Coronavírus (COVID-19), na região norte do Pais e no seguimento das medidas decretadas pela Direção-Geral de Saúde, assim como as medidas excecionais implementadas pelo Município de Vizela, de ordem preventiva, para evitar a transmissão da doença na comunidade, a Câmara Municipal decidiu restringir o programa oficial das comemorações apenas às cerimonias protocolares.

            Assim, no dia 19 de março, o programa inicia às 9.00h com a celebração da missa solene do aniversário do Concelho, na igreja de S. Miguel, seguindo-se a receção dos convidados no Edifício-sede do Município.

Segue-se depois a sessão solene, onde a Câmara Municipal, ao abrigo do Regulamento do Conselho das Condecorações Municipais, vai distinguir a Casa do Povo de Vizela e Domingos Pedrosa com medalhas honoríficas e ainda reconhecer, através da atribuição de um galardão de mérito, os ‘jovens quadros vizelenses’ Filipe Costa, Filipa Guimarães, Nélson leite e José Carvalho, que atualmente, pelo percurso de vida, académico e profissional, se destacam a nível nacional e internacional, nas suas mais variadas vertentes.

As comemorações terminam com a inauguração da Casa da Cultura, uma obra vem no seguimento da política de requalificação do centro urbano de Vizela implementado por este Executivo Municipal através do Plano de Ação – Regeneração Urbana Sustentável – RUS, que integra um conjunto de intervenções integradas nos espaços públicos, potenciando a sua atratividade e reforçando a identidade do centro, para que esta não se perca ou sofra descaracterizações, dando uma nova vida a esta área, ao mesmo tempo que potencia a intervenção dos privados.

A obra da Casa da Cultura, um projeto no valor de 199.990,00€, com uma comparticipação de 52,134,79€, traduz-se na recuperação de um edifício centenário, de matriz tradicional construtiva, transformando-o numa Casa da Cultura de Vizela, recuperando o imóvel nas suas características físicas tradicionais e transformando e adaptando o seu interior para atividades culturais a desenvolver em Vizela.

Ficam assim adiados todos os outros os eventos previstos no programa comemorativo do 22.º aniversário, nomeadamente a Feira do Bolinhol e os concertos, sendo os mesmos reagendados em data posterior.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *