Mangualde, Turismo

Mangualde candidata-se às “7 Maravilhas de Portugal da Cultura Popular”

O tema do concurso “7 Maravilhas de Portugal” deste ano é a “Cultura Popular” e Mangualde quer ser uma dessas Maravilhas concorrendo nas categorias de Artesanato com o Bordado Tibaldinho, em Festas e Feiras com a Feira dos Santos e em Procissões e Romarias com a Romaria à Senhora do Castelo. A iniciativa visa promover o património cultural e imaterial de Portugal.

O Bordado Tibaldinho é uma arte secular elaborada por mulheres maioritariamente oriundas de Tibaldinho/Alcafache, a aldeia do concelho de Mangualde que dá o nome a esta arte com cerca de dois séculos de história, que foram transmitindo os seus conhecimentos e técnicas de geração em geração, mantendo-se fiéis à tradição. Um bordado tradicional português bastante específico que se caracteriza pela sua gramática decorativa e simbolismo único e singular, tornando-o inconfundível.

A Feira dos Santos, conhecida também como Feira das Febras, é um evento com mais de 300 anos de existência e de grande importância para o concelho. A tradição dos torresmos e das febras surge com o facto da feira durar alguns dias e os feirantes terem de pernoitar e alimentar-se. Anima as ruas do centro de Mangualde no primeiro fim de semana de novembro, e promove aquilo que de melhor se faz e produz no município. Sabores gastronómicos sem igual, os magníficos vinhos do Dão, o peculiar artesanato, as cerâmicas e até a maquinaria e alfaias agrícolas. Uma Feira que promove a coesão territorial, aliando a tradição à modernidade.

A Romaria à Nossa Senhora do Castelo é uma das maiores celebrações marianas da região, tem início a 7 de setembro, marcado pela procissão das velas. O cortejo começa no escadório setecentista que conta com 365 degraus e termina na Ermida de Nossa Senhora do Castelo após paragens junto das restantes capelinhas. No decorrer dos dias, os visitantes mantêm a tradição de partilhar as merendas trazidas de casa. Uma Romaria que atrai milhares de fiéis e tem origem na Idade Média.

As votações serão realizadas em direto durante os 20 programas emitidos pela RTP 1, nos meses de julho e agosto.

Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *