Póvoa de Lanhoso, Sociedade

S. José celebra do na Póvoa de Lanhoso em março

  • De 13 a 22 de março, a Póvoa de Lanhoso celebra em festa o S. José. “O S. José é a Festa das Festas. O concelho prepara-se durante vários meses para as organizar, demonstrando um enorme orgulho em ser Povoense e devoção ao nosso padroeiro, nesta que é a primeira romaria do ano no Minho”, refere o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Avelino Silva, aquando da apresentação do programa. Para o autarca, “as Festas de S. José são um importante momento de afirmação da identidade da Póvoa de Lanhoso, daquilo que nos diferencia, do ponto de vista cultural, religioso, histórico, desportivo, social e económico”.

Em 2020 as festas concelhias desenrolam-se entre 13 e 22 de março, período durante o qual se espera que S. Pedro ajude e que muita gente se desloque até à Póvoa de Lanhoso. O programa é abrangente. “Estas Festas são para toda a família e para todos os gostos”, afirma Avelino Silva. “Ao apostarmos na componente infantil e em momentos para os jovens, estamos a dar um sinal claro de modernidade e de futuro para estas festas. A junção das tradições do passado com uma oferta cultural que hoje os jovens apreciam, é uma estratégia positiva de envolvimento de toda a comunidade. Da mesma forma que ao realizarmos a segunda Chega de Bois pretendemos não esquecer a componente rural do nosso concelho”, considera.

As Festas do Concelho são ainda dos melhores exemplos do trabalho de parceria entre a Câmara Municipal e as forças vivas da terra, nomeadamente Juntas de Freguesia, Paróquias, associações e coletividades. “Ao longo dos últimos anos, fomos envolvendo ainda mais a comunidade nestas Festas. O Cortejo Etnográfico que envolve as freguesias é um bom exemplo de que estas festas são de todo o concelho. Como Presidente da Câmara, quero agradecer aos Povoenses por manterem viva esta nossa festa. Por se envolverem na preparação de cada momento do programa, dedicando parte do seu tempo a esta iniciativa do nosso concelho”, finalizou o autarca Povoense.

A gastronomia não é alheia a estes ingredientes que prometem ser do agrado de Povoenses e visitantes. Por estes dias, o Cabrito à S. José é rei, assim como as rochas do pilar, mas existem na Póvoa de Lanhoso muitos outros pratos que merecem ser degustados, por exemplo, através dos fins-de-semana gastronómicos “Coisas Nossas à Mesa”, que a Autarquia se encontra a promover pelo segundo ano.

O programa das Festividades Concelhias foi apresentado na tarde de segunda-feira, 24 de fevereiro, no Centro Interpretativo Maria da Fonte. O Presidente da Câmara Municipal esteve acompanhado dos vereadores André Rodrigues e João Barroso, assim como do arcipreste da Póvoa de Lanhoso, Armindo Gonçalves. Para além de jornalistas estiveram ainda representantes de entidades que colaboram com a Autarquia na organização do S. José e ainda pessoal técnico do município.

Programa diversificado.

No dia 14 de março, o centro da Vila será o palco principal do programa da RTP “Aqui Portugal”, que levará as festas concelhias a todas as partes do mundo, com especial destaque até ao coração de cada Povoense emigrante.

A procissão (19 de março, dia do feriado municipal) com os seus andores asseados com flores naturais, o cortejo histórico e etnográfico (15 de março) com o tema “História da Humanidade”, as noitadas com entrada livre e em recinto coberto (Carolina Deslandes, Tiago Barbosa, X-Tense, Supa Squad, Rui Vercetti, Sound Porfile e DJ Eazy, no dia 18, na Noite da Juventude; e Ana Malhoa, na noite solidária a favor da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, 18 de março), o espetáculo infantil para as famílias (Ruca Mini-Show, 21 de março), o espetáculo “Caixa de Segredos” (14 de março) e a segunda edição da Chega de Bois (22 março) prometem marcar a edição deste ano.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *