Educação, S. João da Madeira

2.000 participantes desfilam num “Carnaval com Arte” em S. João da Madeira

Um “Carnaval com Arte” é o que “prometem” os perto de 2.000 participantes no desfile das escolas de S. João da Madeira, marcado para sábado, 15 de fevereiro, com início às 10h00, na zona junto ao hospital da cidade e à Santa Casa da Misericórdia. Esta é uma organização da Câmara Municipal em articulação com a comunidade educativa e instituições sanjoanenses.

Percorrendo a Avenida Dr. Renato Araújo, o corso segue depois um trajeto diferente em relação a anos anteriores, já que segue pela Rua dos Combatentes da Grande Guerra e pela Rua Oliveira Júnior, dirigindo-se à Praça Luís Ribeiro, onde culminará, como acontece desde 2018.

Tradição e sustentabilidade

Este 39.º Carnaval das Escolas de S. João da Madeira conta com a presença especial dos Cardadores de Vale de Ílhavo, dando-se, assim, continuidade à participação de grupos convidados iniciada há dois anos, com os Caretos de Podence, a que sucedeu, em 2019, o “Dragão Chinês” do Instituto Confúcio da Universidade de Aveiro. As crianças e jovens sanjoanenses têm tido, dessa forma, oportunidade de contactar com tradições de outras zonas do país e do mundo.

Introduzida em 2019, a medida de utilização de copos biodegradáveis para combater o uso de garrafas de plástico de utilização única volta a ser uma marca desta edição, prosseguindo uma política implementada pela Câmara Municipal de S. João da Madeira nos eventos que organiza.

Alterações provisórias de trânsito

Devido à realização do evento, as diferentes zonas abrangidas pelo evento estarão com trânsito condicionado entre as 9h00 e as 13h00 de sábado, pelo que a organização agradece a melhor compreensão dos automobilistas, solicitando o recurso a vias alternativas nas suas deslocações, bem como uma atenção especial à sinalização provisória de trânsito e às indicações das autoridades.

Os automobilistas que circularem no sentido norte-sul podem dirigir-se para poente através da Rua D. Afonso Henriques. Se o fizerem para nascente, têm como alternativa a Rua Guerra Junqueiro. Já que circula sul-norte, pode seguir, para poente, pela Rua 16 de Maio ou, para nascente, pela Rua Fonte Cova.

Considerando a grande afluência de participantes e de público ao Carnaval das Escolas de S. João da Madeira, a organização recomenda que as deslocações se façam, o mais possível, a pé, o que vai ao encontro do facto de este ser um eco-evento.

Em caso de chuva, o desfile do Carnaval das Escolas de S. João da Madeira será adiado para o sábado seguinte, dia 22 de fevereiro, no mesmo horário (10h00).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *