Oliveira de Azeméis, Saúde, Sociedade

Câmara de Oliveira de Azeméis adquire quatro desfibrilhadores

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis associou-se ao Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (PNDAE) adquirindo quatro desfibrilhadores, dispositivos portáteis para socorrer vítimas em paragem cardiorrespiratória que ficarão afetos às piscinas e pavilhão municipal, complexo municipal de Cucujães e apoio a eventos.

Segundo o presidente da Câmara, Joaquim Jorge, “o objetivo é dotar os principais espaços desportivos com este tipo de equipamento que permita prestar uma assistência pré-hospitalar a eventuais vítimas em locais com elevados níveis de assistência de público e de praticantes desportivos”.

“A segurança do público em grandes eventos é importante para nós” realça o autarca, acrescentando que um dos quatro equipamentos ficará disponível para dar assistência a grandes eventos como a Noite Branca, Mercado à Moda Antiga ou Festas de La Salette.

Após a aquisição dos equipamentos, a autarquia inicia esta quinta e sexta-feira o processo de certificação do Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (PNDAE) ministrando a formação de suporte básico de vida a colaboradores da Câmara Municipal e a representantes de clubes desportivos que vão operar os desfibrilhadores.

A operacionalização do PNDAE implica ainda o pedido de licenciamento ao Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), a entidade responsável pelo Programa.

O DAE é um dispositivo portátil que permite, através de elétrodos adesivos colocados no tórax da vítima em paragem cardiorrespiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não a administração de um choque elétrico.

Se precisa de Empresa design gráfico pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *