Destaque, Montijo, Sociedade

Bombeiros Voluntários do Montijo comemorou o seu 111.º aniversário

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo celebrou o seu 111.º aniversário no passado dia 26 de janeiro, numa sessão solene marcada pela inauguração de mais quatro ambulâncias.

São duas ambulâncias de transporte de doentes e uma de emergência, adquiridas através do apoio financeiro da Câmara Municipal do Montijo, uma das quais no seguimento da renovação do contrato com a Repsol, referente ao posto de abastecimento de combustível localizado na Avenida de Olivença. A quarta viatura é de emergência médica e teve o patrocínio do INEM.

Quanto aos discursos oficiais, foram marcados por duas linhas mestras: o futuro da associação e o apoio “imprescindível da câmara que, das mais diversas formas, está sempre presente”, tal como referiram Amável Pires, presidente da direção, e Américo Moreira, comandante dos Bombeiros Voluntários do Montijo.

Ambos deixaram, igualmente, palavras de reconhecimento à dedicação e ao empenho dos seus bombeiros, realçando que a instituição precisa do apoio de todos para os novos desafios que a cidade irá enfrentar, numa clara alusão ao novo Aeroporto do Montijo.

O presidente da direção, Amável Pires, referiu, ainda, a necessidade de modernização do parque de viaturas de combate a incêndios e apelou à alteração da taxa de saída da ambulância do INEM, cujo valor pago pelo Estado considera insuficiente para os custos do serviço prestado. Nota, também, para o apelo deixado ao presidente da câmara, para que o mesmo possa interceder junto do Governo relativamente ao apoio para o projeto de modernização do quartel dos Bombeiros.

Em representação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil esteve o 2.º Comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, Marcelo Lima, que agradeceu o empenho de todos os bombeiros do município e o apoio prestado pela câmara às duas corporações do concelho, referindo-se concretamente ao esforço financeiro do município na constituição das Equipas de Intervenção Permanente.

Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, encerrou os discursos oficiais, afirmando que “os bombeiros mantêm um serviço exemplar de emergência e socorro das populações. Lutam pela proteção civil, partem pelos confins do país, integrados no dispositivo de combate a fogos florestais, convictos que estão a cumprir um dever para com os seus concidadãos, afirmam a vontade de resistir às dificuldades e mesmo às intrigas que muitas vezes chegam a estas casas”.

O autarca assegurou, ainda, que “importa valorizar e acautelar a missão dos nossos bombeiros. Sabemos que existem dificuldades e novos riscos e desafios. Importa dignificar, reforçar e ampliar a capacidade das nossas corporações de bombeiros. Nesse sentido, estamos atentos e convictos dos apoios necessários, certos também que é essa a vontade do povo do Montijo. Vamos continuar o investimento, como fizemos hoje, em novas ambulâncias, vamos continuar a valorizar os nossos bombeiros, com equipamentos de proteção individual e melhores instalações”, concluiu.

Ao longo da cerimónia, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo distinguiu vários operacionais da sua corporação pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano, assim como as instituições, empresas e outras entidades que apoiam os Bombeiros do Montijo.

Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *