Celorico de Basto, Sociedade

Alunos do Projeto Erasmus +recebidos em Celorico de Basto

Os alunos que integram o Projeto Erasmus + da Bulgária, Turquia, Espanha, Lituânia e Polónia foram recebidos no Centro Cultural Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, pelos alunos Portugueses do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto.

O Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto é, durante esta semana, o anfitrião do projeto Erasmus + sobre o tema “Caution! Rise of the Eco-Warriors” e nesta verdadeira “ascensão dos guerreiros ecológicos”, o Agrupamento irá proporcionar aos visitantes dos 5 países| escolas que integram o projeto a oportunidade de conhecer o concelho sempre com a questão ecológica em primeiro plano.

Um projeto de intercambio ambiental entre as seis escolas destes 6 países nomeadamente o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, a Savo Savov High School, na Bulgária, a Fatih Anadolu Lisesi, da Turquia, a I.E.S.Francesc Tàrrega, de Espanha, a Kauno Technologijos Universiteto Inzinerijos Licejus da Lituânia e a Szkola Publiczna da Polónia.

Para esta semana o Agrupamento de Escolas preparou uma série de iniciativas centradas no subtema dos 5 elementos da natureza.

Durante a receção, a Diretora do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, Eduarda Alves, deu as boas vindas a todos os presentes e salientou a importância do Agrupamento integrar projetos desta dimensão. “ Este é um projeto que muito dignifica o nosso estabelecimento de ensino, um projeto que se centra em questões fundamentais e cruciais para a nossa vivência saudável em comunidade, com a educação ambiental em primeiro plano, voltada para três conceitos que devem ser vividos de forma indissociável, o ambiente, a agricultura biológica e a felicidade”. Eduarda Alves disse também que este projeto é “um momento privilegiado entre escolas, na promoção e proteção do meio ambiente, onde os nossos alunos podem adquirir experiencias enriquecedoras em contexto de interculturalidade, com misturas de sinergias por um mesmo objetivo. Este é um projeto que une a comunidade na promoção de um mundo melhor e ao qual este Agrupamento se associou com muito regozijo”.

Este é também um projeto que conta com a parceria sempre ativa do Município de Celorico de Basto que olha para as questões ambientais com muita preocupação como referiu o Vereador do Educação e Ambiente, Fernando Peixoto. “ A preservação do meio ambiente é da responsabilidade de todos e a todos diz respeito, é uma questão de cidadania de saber viver em comunidade. Saliento e agradeço a forma empenhada como o Agrupamento se vincula a projetos deste âmbito, num trabalho exemplar e primordial dotando os nossos jovens de conhecimentos que os ajudarão a cuidar do meio ambiente”. O autarca não pode deixar de referir que é preciso “colocar um travão na forma leviana como tem sido feita a exploração desmedida dos recursos naturais no nosso país e no mundo, uma superexploração com consequências ambientais, económicas e socias”.

Este projeto “Erasmus +” é orientado pela professora Cristina Castro da Escola Básica de Gandarela, decorre durante dois anos e é direcionado aos alunos dos 14 aos 18 anos que frequentam o clube Erasmus. O objetivo deste projeto Erasmus além da questão ambiental, visa promover o Agrupamento e o Município e “retirar a ideia de que o país são só as grandes cidades, existem vilas e aldeias com muito para dar e para conhecer” palavras de Cristina Castro. “Além disso pretendemos fomentar o intercâmbio entre alunos numa multiculturalidade profícua para todos com a língua inglesa como forma de comunicação”. Os alunos do Agrupamento que integram este projeto, estiveram em Outubro na Bulgária, agora passarão esta semana em Celorico e por vários locais do Norte do País, como Braga, Guimarães e Porto, e em Abril marcarão encontro em Espanha.

Estes jovens reúnem mensalmente através da plataforma e-twinning, à qual todos têm acesso e podem comunicar entre si.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *