Celorico de Basto, Cultura

Encontro de Janeiras em Celorico de Basto no dia 31

O Município de Celorico de Basto promove o XX Encontro “Vamos Cantar as Janeiras” uma iniciativa direcionada a grupos formais e informais do concelho, que tem como objetivo primordial a preservação dos cantares das Janeiras.

O Encontro está agendado para dia 31 de janeiro, a partir das 21h00, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses, e prevê a participação de vários grupos do concelho, tal como tem acontecido nas edições anteriores.

“Este encontro é muito importante para a nossa comunidade que procura, em uníssono, preservar os cantares das Janeiras, uma tradição que ainda acontece em grande parte das freguesias do concelho e que é, por isso, parte da nossa identidade. A preservação destas tradições é fundamental e da responsabilidade de todos nós,” disse Joaquim Mota e Silva, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. O autarca que recebe a visita de vários grupos de Janeiras, ao longo do mês, nos Paços do concelho, diz que este Encontro é “o culminar de um mês de festa, de alegria, em que a comunidade local abre as portas aos vários grupos de janeiras que deambulam pelas freguesias a anunciar o nascimento de Jesus e a desejar um ano próspero e feliz. Grande parte dos grupos aproveitam estes cantares das janeiras para angariar fundos para as instituições que representam e para conviver com a comunidade. No dia 31 de janeiro vamos todos ouvir alguns desses grupos que nos presentearão com vozes bem afinadas, acompanhados por instrumentos harmoniosamente tocados”.

Em Celorico de Basto o Encontro “Vamos Cantar as Janeiras” mantém os moldes das últimas edições tendo como única mudança a alteração da data e do local do Encontro. A participação carece de inscrição prévia.

Se precisa de Agência de web design pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *