Coimbra, Cultura

Coimbra recebe o 5th World Piano Meeting

O “5th Coimbra World Piano Meeting” (V Encontro Mundial de Piano de Coimbra), – evento inédito que decorre, em Portugal, organizado pela prestigiada Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne” (A2DV) -, irá realizar-se entre os dias 1 e 8 de fevereiro, e terá como palco principal a cidade de Coimbra, classificada como Património Mundial pela UNESCO. A 5.ª edição vai acolher mais de 100 participantes, jovens pianistas, oriundos de mais de 20 países. O Concerto de Abertura está marcado para dia 2 de fevereiro, às 18h00, no Convento de São Francisco (Coimbra).

Pela sua grande dimensão e duração, o “5th Coimbra World Piano Meeting” é considerado um evento único à escala mundial que reúne os maiores mestres de piano do mundo, bem como, o maior número de jovens pianistas inscritos que representam mais de 20 nacionalidades. O programa também é vasto e, ao longo dos vários dias, decorrerão Masterclasses, diversos Concertos – dois deles sinfónicos e acompanhados pela Orquestra Clássica do Centro e pela Orquestra Filarmónica das Beiras -, e uma Competição de Piano.

A deslocalização do encontro é outro ponto diferenciador do certame que, para além de Coimbra, acontece na Figueira da Foz (Prémio Internacional de Piano) e, no Sardoal (Concerto de Jovens Talentos).

Entre os dias 1 e 8 de fevereiro, os jovens pianistas de todo o mundo vão ter a oportunidade de trabalhar com alguns dos mais prestigiados professores nacionais e internacionais e partilhar as suas experiências com estudantes de diversos países. Terão ainda a oportunidade de tocar em palco e em público. No fim, será eleito e premiado o melhor dos melhores jovens talentos. “Temos que encontrar elementos comuns a sensibilidades distintas para eleger o melhor”, salienta Aquiles Delle Vigne, diretor da Academia A2DV, júri e presidente do Coimbra World Piano Meeting.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *