Matosinhos, Sociedade

Dias de festa antes do Natal em Matosinhos

A programação especial que a Câmara Municipal de Matosinhos reservou para os dias que antecedem o Natal está centrada na família.

O grande destaque vai para o Concerto de Natal que a Orquestra de Famílias de Matosinhos irá apresentar no sábado, pelas 15h30, no Mercado Municipal de Matosinhos.

Fundada em 2018, a Orquestra de Família de Matosinhos integra o Programa Educativo da Orquestra Jazz de Matosinhos. Constituída atualmente por 35 famílias, e contando no total com cerca de 65 elementos, esta orquestra reúne-se quinzenalmente para levar a cabo um processo criativo conjunto no qual todos os intervenientes contam, e do qual resultam concertos únicos, cheios de música, mas também de abraços e de espírito de partilha. Neste concerto, os vendedores serão desafiados a fazer parte desta família. O som ambiente, os pregões e a sinfonia dos utensílios das bancas serão o centro de todas as atenções. Do alinhamento constam ainda algumas composições originais da Orquestra de Famílias de Matosinhos.
Também no sábado, e no mesmo local, decorrerá o Mini Portobelo, um mercado de crianças, para crianças e não só, onde se podem vender brinquedos, jogos, livros, roupas infantis, pinturas, objetos de decoração e de bijutaria de crianças e até bolos e biscoitos, a preços bastante reduzidos.

Para as crianças, o Rolar Matosinhos preparou quatro sessões do espetáculo “Frozen em Patins” que, de 20 a 22 de dezembro, irão levar a magia de Elsa, Anna e Olaf ao Pavilhão Municipal de Custóias.

Baseado no conto “A Rainha de Gelo”, de Hans Christian Andersen, que a Disney transformou em filme, o espetáculo de Natal de patinagem artística contará com a participação de atletas campeões da Europa e campeões do Mundo.

Quem deixou as compras de Natal para a última da hora, pode sempre optar pela Feira de Artesanato de Matosinhos, no Jardim Basílio Teles, e pelo comércio tradicional. Aliás, para dinamizar as principais artérias comerciais da cidade, a autarquia promove no sábado de manhã a tradicional Parada de Natal. O desfile de figuras alusivas à quadra natalícia passará pela zona envolvente dos Paços do Concelho, pela Rua Brito Capelo e pelo Mercado Municipal de Matosinhos.

De cariz solidário, o Xmas Trail está de volta. No sábado, haverá uma prova para os mais novos e no domingo serão os adultos a mostrar o que valem quer na caminhada/corrida de 7 km quer na prova de corrida de 15 km pelos trilhos do rio Leça.

Cada um dos atletas do Trail irá doar um valor da sua inscrição mediante o tempo que demorar a completar a prova. Nas restantes provas, 1 euro será retirado do valor de inscrição para ser doado a uma instituição local.

Esta prova, organizada pela FunEvents, conta com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, e Matosinhos Sport.

Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *