Cultura, Évora

Sebastião Salgado expõe em Évora homenageando o planeta Terra

Sebastião Salgado, um dos mais prestigiados fotógrafos da atualidade, traz a Évora a exposição “Génesis. Sebastião Salgado”. Trata-se de um conjunto de 38 imagens em preto e branco, nas quais o fotógrafo brasileiro procura as origens do mundo e do planeta em que vivemos, prestando uma homenagem à sua fragilidade. O Largo Conde Vila Flor, na zona envolvente ao templo Romano, é o local escolhido para esta mostra que pode ser visitada entre 16 de dezembro e 18 de janeiro de 2020, numa ação conjunta entre a Fundação “la Caixa” e o BPI, em colaboração com a Câmara Municipal de Évora. A inauguração acontece no dia 16 às 15h.

Com curadoria de Lélia Wanick Salgado, a exposição mostra paisagens, animais e pessoas que foram capazes de escapar da influência do mundo moderno em regiões polares, bosques e savanas tropicais, desertos abrasadores, montanhas dominadas por glaciares e ilhas solitárias. Sebastião Salgado levou oito anos a concretizar este projeto centrado na natureza do nosso planeta, o qual iniciou em 2004.

Salgado realizou um total de 32 viagens de modo a percorrer um mundo virgem, nas quais passou pela Antártida, Madagáscar, Botsuana, pelo Parque Nacional de Kafue, na Zâmbia, assim como pelos planaltos do Colorado, nos Estados Unidos, pelo Alasca, pelo arquipélago das Galápagos, no Equador, pela Sibéria e pela selva amazónica, entre outros locais. Sobre este empreendimento, o fotógrafo brasileiro disse anteriormente que o resultado final pode ser comparado a uma longa “carta de amor ao planeta”.

Para além desta exposição, o projeto Génesis deu origem a um livro e a um documentário, “O Sal da Terra”, realizado por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado (filho de Sebastião).

A exibição é de entrada livre e pode ser visitada sem restrições de horário na envolvente ao Templo Romano. Para o público em geral estão disponíveis visitas guiadas aos sábados, às 18h, e domingos, às 12h, sem necessidade de marcação prévia. O ponto de encontro é o local de início da exposição. Visitas de grupos com marcação prévia podem ser agendadas através do número de telefone 800 780 344.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *