Matosinhos, Sociedade

Rede Social de Matosinhos celebra 20 Anos

A promoção do desenvolvimento social integrado do concelho foi o mote para a constituição, em 1999, da Rede Social de Matosinhos, envolvendo então menos de meia centena de entidades.

20 anos volvidos, a Rede Social de Matosinhos conta hoje com 174 parceiros, atuando em grupos específicos da população e respondendo a problemas sociais emergentes, como a violência doméstica.

A sensibilização contra a violência no namoro, a inserção profissional, a inclusão social das pessoas com deficiência, a prevenção das toxicodependências, a intervenção junto dos sem-abrigo, a integração de migrantes, a integração das comunidades ciganas, a promoção do sucesso escolar de crianças e jovens, a formação em gerontologia e a promoção do envelhecimento ativo, a dinamização do Banco de Voluntariado, o desenvolvimento do banco de ajudas técnicas, a criação da Bolsa de Cuidadores, a qualificação e certificação de adultos, são apenas algumas das áreas de atuação que mereceram um novo enquadramento no Plano de Desenvolvimento Social.

Novos instrumentos foram criados como o Plano Municipal de Saúde, a Rede de Intervenção em Violência Doméstica, o Matosinhos a Cuidar ou os conselhos consultivos sénior, do emprego e formação.

Ao longo destes 20 anos, foram criados 410 lugares em creche, 321 para idosos em lares e 31 para pessoas com deficiência em lar.

Foram também criadas 62 vagas para pessoas com deficiência na valência de Centro de Atividades Ocupacionais. Já o Serviço de Apoio Domiciliário chega a mais 152 pessoas.

O balanço do trabalho da Rede Social de Matosinhos será feito pela Presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro, amanhã, pelas 15h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *