Seia, Sociedade

Seia celebra o Natal

No primeiro dia de dezembro, Seia deu as boas-vindas ao Natal com a ligação da iluminação natalícia, onde centenas de luzes e peças decorativas dão cor às principais artérias da cidade (de maior atividade económica), com o objetivo de assinalar a quadra festiva e incentivar e dinamizar o comércio tradicional.

As árvores decoradas pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social e escolas do concelho acrescentam um brilho adicional à Av. 1º de Maio e o programa das festividades pensado para miúdos e ‘graúdos’- com animação musical, mercado de natal, oficinas criativas, contos e passeios com o Pai Natal – enriquecem esta época festiva.

A praça do município oferece, de 7 a 22 de dezembro, oportunidades para adquirir prendas de Natal, no Mercadinho, a que se alia o entretenimento e o imaginário infantil no Reino do Pai Natal. Os cenários com a Casa do Pai Natal, a Oficina dos Duendes e o programa de animação, de que constam oficinas de culinária, origami, ioga, apresentações e representações diversas, contos e músicas alusivas ao Natal, prometem cativar crianças e adultos e aquecer o espírito natalício.

A tenda que acolhe as festividades durante a semana funciona das 09h às 17h30, com atividades maioritariamente dinamizadas pela Ludoteca Municipal, e aos fins-de-semana das 14h às 20h.

O convite também é para reviver tradições natalícias. Assim, de 7 de dezembro a 31 de janeiro a Casa Municipal da Cultura e o Posto de Turismo têm em exposição “Os Presépios do Mundo”, coleção privada (de Miranda Garcia) doada à autarquia. A exposição apresenta presépios de artesões de diversas regiões de Portugal e de vários países do mundo e pretende demonstrar a diversidade de abordagens, de materiais utilizados e de proveniências.

No dia 14 de dezembro (às 17h), o programa conta com o concerto de Natal com as Classes de Conjunto de Coro e Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de Seia, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura.

A par destas ações, Seia tem, à semelhança dos anos anteriores, som de rua durante o período de Natal, uma iniciativa da União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros. Nesta época natalícia, a Associação Empresarial da Serra da Estrela também volta a premiar as compras no comércio local.

O concelho é rico em festividades. Se na sede do município o Pai Natal assume o papel central, a aldeia de Cabeça dá primazia às tradições do Natal na montanha. Assim, de 7 de dezembro a 1 de janeiro, as pitorescas ruas desta Aldeia de Montanha voltam a engalanar-se com uma decoração simples e ecológica. Neste conceito, onde não há lugar para o Pai Natal, encontramos uma aldeia autêntica em que os habitantes abrem as portas das suas casas, transformando a aldeia e as suas ruas numa verdadeira Aldeia de Natal.

Na reta final do ano, a vila de São Romão volta a celebrar a Passagem do Ano com atividades ao ar livre, festa promovida pela União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros.

Já em 2020, a chegada do ano novo é celebrado com o tradicional Concerto da Orquestra da Escola Profissional da Serra da Estrela, no Cineteatro da Casa Municipal da Cultura de Seia, no dia 11 de janeiro (às 21h30).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *