Penafiel, Sociedade

Penafiel destaca-se pelas políticas de apoio às famílias

O Município de Penafiel recebeu no dia 27 de Novembro, pelo quarto ano consecutivo, o estatuto de “Município Amigo das Famílias” e pela segunda vez com a distinção “palma de ouro”, galardões atribuídos pelo Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis (OAFR).

O Observatório é o único que avalia políticas locais direccionadas especificamente para a família, analisando iniciativas dos municípios em 12 áreas, entre as quais o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social.

Recorde-se que o Município de Penafiel implementou mais três medidas de apoio, com a aquisição gratuita de óculos unifocais ou progressivos, com prescrição médica em oftalmologia, que resultou de um protocolo em colaboração com a “Cortez Marques Oculista”, no transporte gratuito até ao Porto a mulheres do concelho, rastreadas ao cancro de mama e com necessidades de exames complementares de diagnóstico e de consulta médica da especialidade, e na disponibilização de consultas de psico-oncologia gratuitas, fruto de um protocolo assinado entre a Câmara Municipal e a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Em Penafiel as famílias têm ainda direito à aplicação da tarifa familiar de consumo de água; Redução em 50% nas entradas para espetáculos culturais, desportivos, recreativos, entre outros; Redução em 50% nas piscinas municipais (natação livre); Redução em 50% dos custos nas férias educativas e desportivas CMP com oferta de Cartão Municipal Famílias Numerosas; Apoio psicológico e social a famílias com carência económica e/ou risco exclusão social, apoio à renda, medicação, entre muitas outras.

Para Antonino de Sousa, Presidente do Município de Penafiel “Esta foi a quarta vez que o município recebeu esta distinção. Isto significa que somos um município amigo e próximo das famílias. Somos o único município da região do Tâmega e Sousa a receber o galardão ao mais alto nível, com a “palma de ouro”, e no distrito do Porto somos o Município que mais vezes o recebeu. Vamos continuar a trabalhar para merecer este estatuto e fazer ainda mais para manter a confiança e a proximidade dos nossos concidadãos.”

O Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis (OAFR) é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), em parceira com Instituto da Segurança Social, acompanha, reconhece e divulga a tomada de medidas facilitadoras da vida às famílias que vivem nas autarquias portuguesas, é o único Observatório que avalia políticas locais, com total abrangência de áreas avaliadas e cobertura de todo o território nacional.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *