Porto, Sociedade

Projeto inovador alia economia circular ao combate às assimetrias sociais no Porto

O projeto “Paranhos Re.Circular Social”, que tem a sua conferência final a 27 de novembro, ambiciona combater as assimetrias sociais junto da população sénior, promovendo a economia circular na maior freguesia do concelho do Porto em termos populacionais, com mais de 44 mil habitantes.

“Este projeto vem complementar o leque de soluções da Junta de Freguesia de Paranhos para dar resposta às diversas carências sociais, com especial foco na população mais idosa e em situação de isolamento; o reforço do Zero Desperdício, que já distribuiu mais de 60 toneladas de refeições em cerca de 4 anos de funcionamento na nossa Loja Social, é uma importante mais valia para o sucesso deste projeto” explica Alberto Machado, Presidente da Junta de Freguesia de Paranhos.

Financiado pelo programa “JUNTAr”, do Fundo Ambiental, o “Paranhos Re.Circular Social” tem como promotor a Junta de Freguesia de Paranhos, que vê com “bons olhos” esta forma de promover a economia circular. As atividades são organizadas em torno de três eixos de intervenção: a “Iniciativa Reparar Social” – um serviço de reparações domésticas, incluindo a reparação de equipamentos e mobiliário; a “Iniciativa Loja Social” – serviço de renovação de roupa em segunda mão e distribuição a famílias carenciadas; e “Iniciativa Zero Desperdício” – que se assume como reforço da capacidade de resposta social aliada ao reforço do combate ao desperdício alimentar.

No âmbito deste projeto, decorrem nos dias 23 e 30 de novembro, entre as 10 e as 12 horas, nas instalações da Junta de Freguesia de Paranhos, oficinas de pequenas reparações domésticas e de renovação de roupa em segunda mão, sendo que as primeiras oficinas estão integradas na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2019 (EWWR). A conferência final, marcada para dia 27 de novembro, no mesmo local, apresentará os resultados do trabalho desenvolvido. Clique aqui para ver informação sobre as oficinas e conferência final.

O projeto “Paranhos Re.Circular Social” – dinamizado na Freguesia de Paranhos desde julho e que chega ao fim este mês – visa promover a economia circular, através da promoção do aumento do tempo de vida de equipamentos, mobiliário e vestuário e do combate ao desperdício alimentar, tendo como destinatários prioritários os idosos, com dificuldades económicas e/ou com mobilidade reduzida, assim como as famílias que se encontrem em situação de debilidade económica. Clique aqui para ver a brochura institucional.

Participe nas nossas oficinas de pequenas reparações domésticas e de renovação de roupa em 2ª mão, inscrição gratuita e obrigatória em: [email protected] | 225 020 046

Juntos valorizamos mais e melhor!

Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *