Póvoa de Varzim, Sociedade

Presidente da República recebeu Tapete de Beiriz oferecido pela Póvoa de Varzim

No âmbito da celebração dos 100 anos da Fábrica dos Tapetes de Beiriz, o Município da Póvoa de Varzim ofereceu um exemplar ao Presidente da República.
Na tarde de ontem, 20 de novembro, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, visitou Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, para lhe entregar, pessoalmente, o tapete. A proprietária da Fábrica dos Tapetes de Beiriz, Cátia Ferreira, também acompanhou o autarca poveiro.

A peça oferecida é a segunda réplica do tapete de 1922, sendo que já existe uma primeira que decora a Sala dos Embaixadores no Palácio de Belém, há 15 anos, oferecida, na altura, pela Embaixada do Brasil ao Estado Português. Este tapete tem uma novidade, sete trocas de linha propositadas feitas por cada tapeteira envolvida na produção do mesmo. Por considerar que as tapeteiras raramente são reconhecidas, Cátia Ferreira entendeu que cada mulher que trabalhou no tapete devia deixar nele a sua assinatura, “um reconhecimento mais do que merecido a estas artesãs”.

Esta encomenda especial tem 4,55 metros de largura por 7 metros de comprimento, 14 cores diferentes, sendo que nos desenhos, o clássico mistura-se com traços modernos mais arrojados, e a sua confeção envolveu mais de um mês de trabalho de equipa.

O tapete que foi substituído regressou à Póvoa de Varzim e ficará no Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim, onde está patente a exposição ”Fábrica dos Tapetes de Beiriz: 1919-2019”, no âmbito das comemorações do centenário.

Se precisa de uma agência de marketing digital? Pode verificar a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.